SóProvas


ID
801478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com referência ao LDAP, ao Apache e aos servidores de correio
eletrônico, julgue os itens a seguir.


É possível utilizar o LDAP como um substituto do NIS. Nesse caso, as principais vantagens serão melhor segurança, melhor suporte de ferramentas e aumento de flexibilidade.

Alternativas
Comentários
  • correto- esse é justamente os motivos pelos quais NIS (network information system) foi substuído pelo LDAP: maior segurança e autenticação e estrutura hierárquica com um formato que favorece maior escalabilidade e flexibilidade.
  • Exato, o LDAP possui como principal vantagem acima do NIS a segurança e a autenticação, grade ponto forte nesse tipo de estrutura hierárquica.

  • Explicando o NIS

    Network Information Service ou NIS (também referenciado como YP - Yellow Pages, ou seja, páginas amarelas da rede) é um protocolo serviço de diretório que foi desenvolvido pela Sun Microsystems para facilitar a administração, configuração e manutenção de redes Unix-like juntamente com o NFS. Este faz uso de um repositório central, NIS server, ou seja, uma base de dados centralizada na rede que agrega os arquivos de configuração necessários para realizar a manutenção em um host Unix.


    O protocolo é baseado em Chamadas de Procedimento Remoto (RPC) que utilizam um padrão de representação de dados externo. Em seu funcionamento há três tipos de ambientes NIS: master servers, slave servers e clients. O servidores concentram as informações do repositório para dos hosts. Os master servers possuem uma cópia do repositório, enquanto os slave servers armazenam um espelhamento das informações de forma a garantir redundância e disponibilidade das informações em caso de falha dos servidores master. Já os clients acessam e fazem uso das informações disponibilizadas pelos servidores.

    A base de dados NIS é criada a partir de tabelas (plain text database), tal como /etc/passwd, /etc/shadow e /etc/group. O NIS também pode ser utilizado para outras tarefas mais especializadas (como para /etc/hosts ou /etc/services).

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/NIS

  • Lightweight Directory Access Protocol, ou LDAP, é um protocolo de aplicação aberto, livre de fornecedor e padrão de indústria para acessar e manter serviços de informação de diretório distribuído sobre uma rede de Protocolo da Internet (IP). Serviços de diretório desempenham um papel importante no desenvolvimento de aplicações intranet e Internet permitindo o compartilhamento de informações sobre usuários, sistemas, redes, serviços e aplicações através da rede.

    Referencia: https://pt.wikipedia.org/wiki/LDAP