SóProvas


ID
801517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das técnicas e dos mecanismos para integração de redes
de computadores, julgue os itens seguintes.

Um gateway de aplicação é um dispositivo que atua em todas as camadas de uma arquitetura de rede.

Alternativas
Comentários
  • Um gateway de aplicação (CAMADA 7 do modelo OSI, ou seja, passa por todas as demais camadas) é um dispositivo que atua em todas as camadas de uma arquitetura de rede. (CORRETO)

    bons estudos ;)
  • Atuar na camada 7 não implica em atuar em todas as outras camada.
    Por exemplo, um Gateway de Aplicação não analisa os níveis e formatos de sinais elétricos como o Ethernet faz.
    Também não se preocupa com a política de acesso ao meio, como o SCMA/CD.
    Eu achei a questão errada pois o que um Application Gateway faz é inspecionar o pacote recebido com mais detalhe, permitindo mais segurança no controle de acesso a aplicações. Veja: se ele analisa pacotes que já chegaram, estamos pulando 4 camadas de cara. Ficando apenas sessão, apresentação e aplicação.
    Alguém me esclarece a dúvida por favor?
  • ratificando o argumento do colega acima, insiro o seguinte argumento: um gateway da camada de aplicação faz uma filtragem específica através de um servidor proxy, ele além de filtrar pacotes (como um gateway de circuitos faz) ele é capaz de restringir algumas características  da aplicação seja oferecida. Exemplo, um serviço http pode estar sendo oferecido mas com o método  post ou get bloqueados.

    por isso acredito que a assertiva esteja incorreta .


    agora se estivesse falando de somente do termo genérico gateway, aí sim pois são equipamentos destinados a interligar redes diferentes, por exemplo, em uma LAN doméstica o gateway (interligação da LAN com WAN -internet)  são o modem, roteadores com firewall nativo etc. 
  • Um dos pontos de vista para difernciar um equipamento de rede de outro é a especialização: à exceção de hubs e repetidores (ainda sim, nem todos), todos os equipamentos têm uma interface física com identificação própria é única (MAC, se estivermos pensando em ethernet) e endereço lógico IP (se estivermos pensando em TCP/IP): portanto, todos esses equipamentos recebem sinais físicos (ondas, pulsos elétricos ou ópticos), interpretam aquelas sequência de sinais (no caso de switches, já fazem sua comutação, sem precisar ir adiante), interpretam o conteúdo lógico daqueles sinais ou os encaminham para outros locais (roteadores e switches de nível 3 fazem isso) ou, num grau maior ainda de especialização, verificam informações da camada de transporte e aplicação tratam aquele conteúdo (como fazem gateways de aplicação). Contudo, não se chega à camada de aplicação sem antes passar pelas inferiores, como mostra a imagem abaixo:





    O gráfico abaixo ilustra as diferentes camadas e os equipamentos que funcionam em cada uma:

    Fonte:
    http://www.tcpipguide.com/free/t_IPSecModesTransportandTunnel-2.htm
    http://www.escotal.com/osilayer.html
  • Daqui pra frente entendo que o CESPE considera um gateway como um dispositivo que atua em todas as camadas da arquitetura de rede. Não vou ficar brigando com a banca. Porém, assim como alguns colegas citaram, não é dessa forma que eu entendo que a coisa funcione. Dizer que um gateway "possui" todas as camadas da arquitetura da rede é uma coisa, pois até chegar a camada de aplicação é necessário que o PDU passe por todas as camadas inferiores. Agora, afirmar que um gateway "atua" em todas essas camadas é diferente. O gateway atua na camada de aplicação.
  • Gateway

    "Um gateway normalmente é um computador que opera em todas as cinco camadas da arquitetura TCP/IP ou nas sete camadas do modelo OSI. Um gateway pega uma mensagem de aplicação, a lê e a interpreta. Isso significa que ela pode ser usada como um dispositivo de conexão entre duas internetwoks que usam modelos diferentes. Por exemplo, usa rede desenvolvida para usar o modelo OSI pode ser conectada pode ser conectada a outra rede utilizando a arquitetura TCP/IP. O gateway interligando dois sistemas pode aceitar um frame à medida que ele chega do primeiro sistema, o transfere para a camada de aplicação do modelo OSI e elimina a mensagem."
    Fonte: Comunicação de Dados e Redes de Computadores. Behrouz A. Forouzan, pág 455.
  • Se falasse GATEWAY apenas, tudo bem, mas fala gateway de APLICAÇÃO, em tese deverioa atuar na camada de aplicação

  • RITA e demais, prfvr, leiam o comentario da Janine com fonte, e parem de tumultuar uma questão tão simples.

    "Um gateway normalmente é um computador que opera em todas as cinco camadas da arquitetura TCP/IP ou nas sete camadas do modelo OSI.

    Fonte: Comunicação de Dados e Redes de Computadores. Behrouz A. Forouzan, pág 455.

  • ✅Gabarito(Certo) 

    Sobre essa questão eu acho coerente esse levantamento de dúvidas, pela forma que ela foi exposta.

    Eu por exemplo, errei a questão mesmo sabendo que o Gateway pode atuar em todas as camada do modelo OSI e TCP/IP. A dúvida foi em relação a mencionar o termo "de Aplicação", "Um gateway de aplicação é um dispositivo que atua em todas as camadas de uma arquitetura de rede."

    Como alguns colocaram a definição de Gateway com a sua devida fonte; nesta mesma afirmação não tem o termo "de Aplicação", o que me levou a pensar que fosse algum tipo de pegadinha.

    "Um gateway normalmente é um computador que opera em todas as cinco camadas da arquitetura TCP/IP ou nas sete camadas do modelo OSI.

    Conclusão: Mesmo quando mencionarem o termo "de Aplicação", faz-se uso da mesma definição conforme a fonte.

    Vamos em frente, e que esse estado de pandemia passe logo para que novos concursos apareçam!

    Abraços!