SóProvas


ID
801586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de criptografia e detecção de intrusão, julgue os itens
subsequentes.

Uma forma de utilização de IDS é a distribuição de sensores na rede, de maneira que cada sensor monitore um segmento de rede. Na distribuição desses sensores, deve-se considerar a impossibilidade de fazer qualquer monitoração em segmentos cujo tráfego seja sempre criptografado, como em conexões VPN.

Alternativas
Comentários
  • O IPSec, que é um dos protocolos utilizados em uma VPN para prover os requisitos de segurança, apresenta dois modos de operação: Modo transporte - o cabeçalho IPSec é inserido entre o cabeçalho IP e o cabeçalho TCP, cifrando todo o pacote a partir do cabeçalho TCP; Modo túnel - o cabeçalho IPSec é inserido antes do cabeçalho IP, cifrando todo o pacote, inclusive o cabeçalho IP. Um novo cabeçalho IP é construído, escondendo informações que permitam a análise de tráfego. Dessa forma, caso a VPN esteja utilizando IPSec em modo transporte, é possível sim realizar análise de tráfego e consequentemente o IDS conseguirá realizar a monitoração da rede.
  • O erro da questão está em "deve-se considerar a impossibilidade de fazer qualquer monitoração em segmentos cujo tráfego seja sempre criptografado", é possível monitorar o comportamento do tráfego, através de um IDS baseado em anomalia de comportamento.
  • Nem sempre os dados serão criptografados numa VPN, pode ocorrer simplesmente isolamento utilizando-se o protocolo MPLS.

  • eu acho que essa afirmacao está certa

  • achei importante o Bruno Campos expor sua opinião

  • ERRADO. Neste caso, pode-se, pois, usar um HIDS (Host-based IDS).

  • Existe uma ressalva: o HIDS (IDS baseado em Host). Eles têm a capacidade de analisar o tráfego criptografado, uma vez que ficam instalados nos hosts finais muitas vezes.