SóProvas


ID
802093
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o Modernismo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É consenso entre os historiadores descrever o movimento com três fases distintas e bem separadas: de 22 a 30, de 30 a 45 e de 45 até nosso dias;

( ) Foi sintetizado, por Mario de Andrade, na conferência célebre de 1942, por três princípios: atualização da inteligência nacional, estabilização de uma consciência critica nacional e direito permanente à pesquisa estética;

( ) Há coincidência entre o evento político- início da atividade tenentista – e o literário – a Semana de Arte Moderna, um pregando renovação de costumes políticos e outro pregando renovação artística.

( ) Modernismo e Tenentismo surgem paralelamente e mantém contato acirrado, realizando ações conjuntas que demonstravam uma visão bastante homogênea entre representantes os políticos e os artistas.

( ) É razoável compreender o momento histórico da década de 20 como aquele em que artistas e militares representavam, ainda que inconscientemente, a mesma linha de aspirações de renovação do país.

Alternativas
Comentários
  • O Modernismo brasileiro é dividido em três fases, exatamente como consta na primeira sentença, ou seja, o gabarito a considerou falsa sendo ela verdadeira.

  • Também não entendi por que eles consideraram o íten I falso.

  • (hop muitos historiadores falam que o modernismo se incerrou na década de 80)

    o historiadores foram contra os meus pensamentos kkkk ai anulei a assertiva I

    Sobre minha II

    Palavras-chave: modernismo, Mário de Andrade, teoria, história e crítica literária, arte e realidade.

    RESUMO Na célebre conferência “O Movimento Modernista”,

    proferida em 1942, Mário de Andrade traça um histórico do modernismo para chegar a uma avaliação do legado do movimento para a arte e para a cultura nacional. Realizada na biblioteca do Ministério das Relações Exteriores, no Rio de Janeiro, em celebração dos vinte anos da Semana de Arte Moderna, essa conferência serve de emblema para a assimilação ofi cial do modernismo, no momento em que seu esgotamento é assinalado por um de seus representantes máximos.

    IV ESTÁ ERRADA EM DIZER QUE FOI HOMOGENIA NA VERDADE PODE ATÉ TER SURGIDO NO MESMO TEMPO MAS UM ERA DIFERENTE DO OUTRO

  • Pode-se dividir o Modernismo brasileiro em três fases: Primeiro Modernismo (1922-1930), Segundo Modernismo (1930-1945) e Terceiro Modernismo (1945-1960).

    por isso o item I está errado.