A Doença de Alzheimer também conhecida por Mal de Alzheimer, é uma doença que provoca a degeneração de células do cérebro, causando demência e provocando sintomas como perda de memória progressiva, dificuldade em raciocinar e falar, além de conhecer objetos e as suas funções.
O Mal de Alzheimer vai piorando com o avançar do tempo, sendo que numa fase mais avançada da doença o paciente tem de ser cuidado por familiares.
Sintomas iniciais de Alzheimer Os sintomas do Alzheimer podem ser confundidos com o processo natural de envelhecimento, mas deve-se ter em conta que os sinais podem indicar o início da doença, como:
Perda de memória sobre os fato recentes, lembrando os mais antigos; Falta de capacidade de concentração nas atividades cotidianas; Dificuldades progressivas na expressão e compreensão da linguagem; Desorientação espacial, sem conseguir chegar a locais que habitualmente ia sem dificuldade. Com o avançar da doença, os sintomas vão se agravando e o paciente vai ficando cada vez mais dependente dos familiares, porque perde a capacidade de realizar a sua higiene, cozinhar ou limpar a casa, por exemplo.