SóProvas


ID
802642
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um cão com 7 anos de idade, da raça Poodle, fêmea, que apresenta: ganho de peso, aumento de volume abdominal, letargia, polidipsia, poliuria, fraqueza muscular, dispneia, alopecia, pele hiperpigmentada e fina, bem como hepatomegalia, tem como suspeita diagnóstica clínica:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E - Os sinais clínicos mais comuns do hiperadrenocorticismo incluem o aumento no consumo de água, aumento na frequência urinária, aumento do apetite, ganho de peso ou alteração na distribuição da gordura corporal, perda de pêlo ou fraqueza dos pêlos, e problemas de pele secundários

    Hipotiroidismo - demência, letargia, intolerância e relutância a exercícios, propensão a ganho de peso sem aumento de apetite ou consumo de alimento 

    Hipertiroidismo - perda de peso, polifagia e hiperatividade. Outros sinais, menos freqüentes, também podem ser observados, tais como mudanças na pelagem (alopecia em placas, pêlos embaraçados, comportamento excessivo de lambedura), poliúria, polidipsia, êmese e diarréia.

    Diabete melito tipo 1 - poliúria, polidpsia, polifagia com ou sem emagrecimento e na constatação de hiperglicemia (em jejum) e de glicosúria persistentes.

    Hiperparatireoidismo -  intensa reabsorção óssea e hipercalcemia persistentes resultam em fragilidade e alteração da composição óssea, mineralização dos tecidos moles e nefrocalcinose e/ ou nefrolitíase, podendo provocar lesāo renal grave. Além disso, a hipercalciúria (alta concentração de cálcio na urina) contribui para o desenvolvimento de infecções do trato urinário e urolitíases (cálculos urinários)