Gab.: B
a) a aprovação da emenda constitucional das eleições diretas possibilitou a livre escolha de Tancredo Neves pela maioria da população brasileira. (ERRADA)
A emenda das diretas já, também chamada de emenda Dante de Oliveira, não foi aprovada, causando a frustração do povo brasileiro. E Tancredo foi eleito pelo voto indireto, o primeiro presidente eleito pelo voto direto após o Regime Militar foi Fernando Collor de Melo.
b) a aprovação da emenda constitucional das eleições diretas não foi atingida, pois a oposição não reuniu os dois terços de votos necessários no Congresso Nacional. (CERTA)
c) um fator decisivo para a não aprovação das eleições diretas para Presidente da República em 1984 foi o declínio numérico e político que a campanha sofreu nos seus momentos finais. (ERRADA)
A campanha das "Diretas Já" foi a maior mobilização nacional já vista, a maior concentração foi em São Paulo, o dia em que foi contabilizado na Av. Paulista cerca de 1 milhão de pessoas.
d) o desgaste político do Governo durante as campanhas de rua pelas eleições diretas criou condições para a vitória do candidato oposicionista pelo voto popular em janeiro de 1985. (ERRADA)
Voto Indireto !
e) a instauração do Colégio Eleitoral que escolheu o Presidente da República em 1985 foi o resultado das negociações políticas entre Governo e oposição, como forma de evitar uma situação revolucionária no País. (ERRADA)
A abertura politica foi lenta e gradual! O Arena (governo) virou PDS e lançou Paulo Malluf.... houve então uma derrota do governo pelo próprio sistema que ele havia criado e não uma negociação.
Por Gugu