SóProvas


ID
802783
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As grandes cidades apresentam uma grande densidade de construções urbanas, especialmente nas suas áreas centrais. Essa concentração de equipamentos urbanos reflete-se na temperatura, correspondendo ao fenômeno denominado:

Alternativas
Comentários
  • Ilha-de-calor - É o nome que se dá para o aumento da temperatura em áreas centrais urbanas em relação às áreas de maior arborização ou circulação de ar ao redor.
     
    (B) Efeito estufa – Os gases presentes em excesso na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2), permitem a pas­sagem da luz solar, mas bloqueiam a irradiação do calor da Terra, impedindo-o de voltar ao espaço, podendo provocar o au­mento médio da temperatura da Terra. Algumas previsõesindicam que a temperatura da Terra pode subir 5,8oC no decorrer do século XXI (COELHO, Marcos Amorim. Geografia do Brasil, 2005, Moderna. P. 352.).
     
    (D) Inversão térmica – Trata-se um fenômeno atmosférico comum nos grandes centros urbanos industrializados, principal­mente naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Este processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.

    FONTE: CURSO IPM
  • Gab.: C

     

    efeito estufa ou efeito de estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha (percebida como calor) é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases doefeito estufa ou gases estufa.

     

    Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha(climática).

     

    A Inversão térmica é um fenômeno natural registrado em qualquer parte do planeta, que corresponde à inversão das camadas atmosféricas (em escala local) de forma que o ar frio permanece em baixas altitudes e o ar quente nas camadas mais elevadas. Dessa maneira, ocorre assim, uma desestabilização momentânea da circulação atmosférica e alteração na temperatura.

     

    Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento.