SóProvas


ID
803989
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Por já ter acumulado experiências parciais de política econômica planejada, pôde o governo, na gestão Kubitschek, executar sua mais séria e ambiciosa experiência de planejamento integrado: o Programa de Metas [ ...] . O Plano de Metas foi um marco na reelaboração qualitativa das relações entre Estado e economia no país. Integravam-se pela primeira vez, sob o controle do governo, as atividades do capital público e do privado, através de um planejamento que. definia as prioridades de investimento, bem como as estratégias para dirigir os recursos privados para essas áreas."(Mendonça, Sonia Regina de. Estado e Economia no Brasil: Opções de Desenvolvimento. 3. ed. Rio de Janeiro, Graal, s/ d, p.59.)

Sobre o Programa de Metas, no governo Juscelino Kubitschek, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - Inicialmente eram 30 metas para transformar o Brasil, desenvolvendo "50 anos em 5". Porém foi incluido ao plano a construção de Brasília, somando o total de 31 metas.

  • Gabarito: A

     

    Encontrei a questão abaixo e achei que há relação com a questão acima:

     

    O "planejamento econômico" estava no ar desde os anos 30, influenciado principalmente pelo sucesso da política do New Deal, aplicada por Franklin Delano Roosevelt à Depressão norte-americana. Como governador de Minas (1945-51), JK adotara o binômio energia/transportes como metas de desenvolvimento. O Plano de Metas foi a primeira medida de planejamento econômico 'stricto sensu', no Brasil.

    Constava de 31 metas, agrupadas em cinco setores básicos, para os quais deveriam ser encaminhados todos os investimentos públicos e privados do país: energia, transportes, indústrias de base, alimentação e educação (...). A meta 31, denominada meta síntese, era a construção de Brasília, que foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

    Entre 1956 e 1961, a economia brasileira cresceu, em média, 8,1% ao ano (...). A fabricação de automóveis e de material elétrico ultrapassou 25% ao ano. Vários outros setores, como siderurgia, álcalis, celulose e papel, construção e pavimentação de rodovias, ultrapassaram as metas estabelecidas.

                (Revista "Problemas Brasileiros". n. 352. julho/ago/2002. p. 22)

     

    5. A construção de Brasília e a conseqüente transferência do Distrito Federal do Rio de Janeiro para o planalto Central corresponderam a uma estratégia de fundo geopolítico que pretendia

    a) dinamizar a economia das regiões litorâneas mais desenvolvidas com uma industrialização com base nacional.

    b) propiciar a seus moradores amplos espaços públicos de convivência para o exercício da cidadania política.

    c) difundir um planejamento urbano moderno e democrático, integrando as cidades-satélites ao plano Piloto.

    d) por meio de seu zoneamento, integrar as áreas residenciais, comerciais e políticas, garantindo espaços com ausência de segregação.

    e) integrar territorialmente o País com a ocupação dos espaços interiores e ao mesmo tempo isolar geograficamente o centro de decisão política do País.

     

    Fonte: historiaehistoriografianet.blogspot.com/2013/09/banco-de-questoes-brasil-1946-1964_5014.html

    Bons estudos!!!

     

     

  • Inicialmente 30 metas

    BSB meta síntese, totalizando 31 metas.

    Abraços

  • a) foram estabelecidas trinta e uma metas, sendo priorizados os setores de energia, transportes e indústrias de base.

    Correta, foram 31 metas com o objetivo de melhorar principalmente na área de transporte, indústria e energia

    b) o resultado do Programa de Metas foi desastroso, sobretudo a produção industrial que teve uma acentuada queda.

    Errada, aumentou bastante a produção industrial principalmente na de automóveis

    c) foram criados vários mecanismos para impedir a entrada de capitais estrangeiros, como a utilização da Instrução 113 da SUMOC.

    Errada, impedir nada JK queria a entrada de capitais estrangeiros e de empresas principlamente

    d) o principal objetivo do Programa de Metas era a prioridade no setor agrário-exportador, privilegiando o café e a soja.

    Errada, o principal objetivo era desenvolver indústria

    e) com a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em 1959, o foco da industrialização transferiu-se para o Nordeste.

    Errada, a indústria não foi transferida tanto pro NE foi ao contrário diversos nordestinos sairam para ir atrás de melhorias de vida principalmente quando começou a construção de Brasília