Conceitos de OLAP:
• Cubo é uma estrutura que armazena os dados de negócio em formato multidimensional, tornando-os mais fácil de analisar.
• Dimensão é uma unidade de análise que agrupa dados de negócio relacionados. As dimensões se tornam cabeçalho de colunas e linhas, como exemplo linhas de produto, regiões de venda ou períodos de tempo.
• Hierarquia é composta por todos os níveis de uma dimensão, podendo ser balanceada ou não. Na hieraquia balanceada os níveis mais baixo são equivalentes, porém, isto não ocorre nas hierarquias não balanceadas onde a equivalência hierárquica não existe. Por exemplo, em uma dimensão geográfica o nível país não possui o subnível Estado para um determinado membro e possui para outro. No caso específico pode-se citar o país Liechtenstein que não possui Estado e o Brasil, que possui uma série de Estados.
• Membro é um subconjunto de uma dimensão. Cada nível hierárquico tem membros apropriados aquele nível. Por exemplo, em uma dimensão geográfica existe o nível e seus membros.
Nível Membro
Região: Ásia, América do Sul, América do Norte
País: China, Brasil, USA
Estado/Província: Yunna, Piauí, California
• Medida é uma dimensão especial utilizada para realizar comparações. Ela inclue membros tais como: custos, lucros ou taxas.
De acordo com a Microsoft:
Na Figura 16, a normalização da dimensão “Produtos” em diversos níveis é um exemplo deste modelo. Note que a tabela de fatos possui indicação do nível mais baixo na hierarquia, referenciando a dimensão “Produtos”, e então as tabelas de dimensões “Modelos” e Fabricantes” percorrem os níveis mais altos.
O nível mais baixo de uma arquitetura OLAP é a tabela fato.
Fonte 1: http://softsystemit-ead.com.br/phocadownload/BI/Conceitos%20OLAP.pdf
Fonte 2: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc518031.aspx