-
A normalização evita a redundância e consequentemente diminui o espaço de armazenamento.
Porém, ao resolver a questão, fiquei em dúvida quanto a parte da afirmação que diz que a normalização elimina a fragmentação dos dados.
Esta frase foi retirada do livro "Tecnologia de Informação e Gestão Empresarial", pg. 289, onde os autores descrevem as vantagens dos bancos de dados relacionais:
Segue o link do livro:
https://books.google.com.br/books?id=TAHg6bfGbqsC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false
Porém o texto não deixa claro o que se deve entender por fragmentação de dados, me parece que foi usado como sinônimo de redundância. Alguém sabe dizer o que se deve entender por fragmentação neste contexto ?
-
Acredito ser esse o sentido mesmo.
A fragmentação refere-se aos dados estarem dispersos, alocados em diversos locais.
Sem um controle unificado, ou seja, sem normalização, certamente pelo menos parte desses dados estará repetida, redundante.
Com isso acaba-se por diminiur o espaço de armazenamento com a normalização.
-
correto - normalização elimina redundancia de dados e anomalias com operações inserir, alterar, remover
-
A normalização evita (ou diminui) a redundânica e consequentemente pode diminuir o espaco de armazenamento, porém não tem nenhuma relação com fragmentação. Fragmentação é ter partes de arquivos/dados gravados em areas diferentes do disco e a normalizaçao não irá afetar isso.
-
CERTO
NORMALIZAÇÃO
- é um processo que se faz nas tabelas do banco de dados para evitar anomalias/redundância de dados, com objetivo de prover um armazenamento consistente.
- Eliminando a fragmentação dos dados, ocorre redução no espaço de armazenamento.
-
CERTO
"A minimização da redundância implica diminuir o armazenamento redundante da mesma informação e reduzir a necessidade de múltiplas atualizações para manter a consistência entre diversas cópias da mesma informação, em resposta a eventos do mundo real que exijam fazer uma atualização".
Fonte: Sistemas de Banco de Dados, Navathe, 6ª Edição, p. 338