-
LOCAÇÃO DE OBRA - Processo de transferência da planta baixa do projeto da edificação para o terreno.
O primeiro passo para execução da locação da obra é a definição do ponto de referência.
É comum usar como referência:
• O alinhamento da rua;
• Um poste no alinhamento do passeio;
• Um ponto deixado pelo topógrafo quando da realização do controle do movimento de terra;
• Uma lateral do terreno.
-
MARCO DE REFERENCIAL é locado a partir das coordenadas x e y e sua cota, ou seja três coordenadas....
-
a) A demarcação dos pontos que irão definir o edifício no terreno é feita a partir de um referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo
duas planimétricas e uma altimétrica.
b) Para a locação da obra, são necessários somente os projetos de estrutura e de arquitetura. (projeto de prefeitura, levantamento
planialtimétrico, projetos de fundação e arquitetônico executivos de implantação).
c) A locação da obra deve ser realizada somente após a movimentação de terra e execução das fundações. (Anterior à execução das Fundações)
d) As tábuas que compõem os quadros de madeira (gabaritos) só precisam ser niveladas nos casos em que o terreno possui desnível superior a um metro.
e) O gabarito somente poderá ser desmontado após a execução da totalidade da estrutura de concreto. (Após a execução das Fundações)
-
LOCAÇÃO DE OBRAS
-> Para o início dos serviços deve-se possuir uma planta de locação, cotada com aproximação de milímetros, elaborada pelo calculista, e adotados os seguintes documentos de referência: PROJETO DE PREFEITURA, LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO, PROJETOS DE FUNDAÇÃO E ARQUITETÔNICO EXECUTIVOS DE IMPLANTAÇÃO.
- A locação só poderá ser executada após observação da planta de fundações
-> A demarcação dos pontos que irão definir o edifício no terreno é feita a partir de um referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica.
-> Não é permitido, na locação de piquetes, o uso de esquadros.
-> O gabarito somente poderá ser desmontado após a concretagem das fundações.
-> O gabarito tem de ser construído por meio de enérgica cravação dos pontaletes no terreno ou, havendo necessidade, estes devem ser chumbados ao solo em concreto. Eles precisam estar aprumados e alinhados, faceando sempre o mesmo lado da linha de náilon, procurando manter a distância aproximadamente 2 m do outro.
-
A demarcação dos pontos que irão definir a obra no terreno é feita a partir do referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica
fonte: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/217687/001122342.pdf?sequence=1
VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA!