SóProvas


ID
807289
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Rowley (2002) classifica como de referências e de fontes as bases de dados disponíveis para os usuários da informação em âmbito público, acessadas à distância, por meio de um serviço de buscas em linha, ou localmente em CD-ROM. Um exemplo de uma base de dados de fontes é uma

Alternativas
Comentários
  • Bases de dados bibliográficos e referenciais apresentam somente referências (bibliográficas ou não), não documentos completos; base de dados catalográficoss apresentam apenas a representação descritiva , ou descrição física, de determinado documento; não há significado para o termo "base de dados adicionais". Logo, somente a base de dados multimídia, a qual apresenta documentos completos em diversos suportes e formatos, exemplifica uma base de dados de fontes.
  • Bases de dados de referências, o usuário é encaminhado para uma fonte, que pode ser um documento, uma instituição ou um indivíduo, a fim de obter informações adicionais ou o texto integral de um documento.

    Bases de dados de fontes: contém os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem sucedida numa base de dados de fontes, o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter de ir buscá-las numa fonte original. Os dados encontram-se disponíveis quer em formato legível por computador, quer em formato impresso. As bases de dados de fontes podem ser agrupadas, segundo seu conteúdo.

    Bases de dados bibliográficos incluem citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos publicados. Informam ao usuário sobre o que foi publicado e onde se publicou e, na hipótese de a base conter resumos, apresentarão uma síntese do conteúdo do documento original.

    Bases de dados catalográficos mostram o acervo de determinada biblioteca ou rede de bibliotecas. Comumente, essas bases de dados relacionam quais os livros, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui em seu acervo, porém não proporcionam informações adicionais sobre o conteúdo desses documentos.

  • Conforme Rowley (2002, p. 109-110):

    As bases de dados de referências remetem ou encaminham o usuário a outra fonte, como um documento, uma pessoa jurídica ou pessoa física, para que obtenha informações adicionais, ou o texto completo de um documento. Como exemplo temos:

    1. Bases de dados bibliográficos, que incluem citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos publicados.
    2. Bases de dados catalográficos, que mostram o acervo de determinada biblioteca ou redes de bibliotecas. Comumente, essas bases de dados relacionam quais os livros, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui em seu acervo, porém não proporcionam informações adicionais sobre o conteúdo desses documentos.
    3. Bases de dados referenciais, que referenciam informações ou dados, como nomes e endereços de instituições, e outros dados típicos de cadastros.

    As bases de dados de fontes contêm os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem-sucedida numa base de dados de fontes, o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter de ir buscá-las numa fonte original (como seria obrigado a fazer no caso das bases de dados de referências). Os dados encontram-se disponíveis tanto em formato legível por computador, como em formato impresso.

    As bases de dados de fontes podem ser agrupadas, segundo seu conteúdo, em:

    1. Bases de dados númericos, que contêm dados numéricos de vários tipos, inclusive dados estatísticos e de levantamentos.
    2. Bases de dados de texto integral, que contém notícias de jornal, especificações técnicas e programas de computador.
    3. Bases de dados textuais e numéricos, que contêm uma mistura de dados textuais e numéricos (como, por exemplo, relatórios anuais de empresas) e dados de manuais.
    4. Bases de dados multimídia, que incluem informações armazenadas numa mescla de diferentes tipos de meios, inclusive, por exemplo, som, vídeo, fotografias, textos e animação.

    Gab. C

    ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.