SóProvas


ID
808234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito da Política Nacional do Cinema, julgue os itens a seguir.

A ANCINE está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o qual supervisiona as atividades realizadas pela referida agência.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ainda o gabarito definitivo não ter sido publicado, esta questão é passível de recurso.

    De acordo com a Medida Provisória nº 2228-1, durante os doze primeiros meses, contados a partir de 5 de setembro de 2001, a ANCINE ficou vinculada à Casa Civil da Presidência da República, o qual responderá pela sua supervisão.
    Contudo, com o Decreto nº 4858 de 13/10/2003, tendo em vista o disposto na Medida Provisória nº 2228-1, a ANCINE passou a ser vinculada ao Ministério da Cultura. Ainda, para corroborar o referido Decreto nº 4858, em 2007 o Decreto nº 6129 especifica a vinculação da Agência Nacional do Cinema ao Ministério da Cultura.
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Bons estudos!
  • RESPOSTA ERRADA!

    Porém considero esta questão incompleta. Podemos observar a seguir algumas controvérsias:

    REDAÇÃO DA ANCINE:

    Criada em 2001 pela Medida Provisória 2228-1, a ANCINE – Agência Nacional do Cinema é uma agência reguladora que tem como atribuições o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil. É uma autarquia especial, vinculada desde 2003 ao Ministério da Cultura


    REDAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA 2228-1
    Art. 5o  Fica criada a Agência Nacional do Cinema - ANCINE, autarquia especial, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, observado o disposto no art. 62 desta Medida Provisória, órgão de fomento, regulação e fiscalização da indústria cinematográfica e videofonográfica, dotada de autonomia administrativa e financeira.

    § 2o  O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior supervisionará as atividades da ANCINE, podendo celebrar contrato de gestão, observado o disposto no art. 62.

    Art. 62.  Durante os primeiros doze meses, c
    ontados a partir de 5 de setembro de 2001, a ANCINE ficará vinculada à Casa Civil da Presidência da República, qual reonderá pela sua supervisão durante esse período .

    EXPLICANDO( ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ERRADA):

     A ANCINE ficou vinculada a Casa Cívil apenas no período de 5 de setembro de 2001 até os DOZE MESES APÓS, sendo supervizionada pela mesma. A partir de 2003  a ANCINE passou a ficar vinculada ao MINISTÉRIO DA CULTURA.
  • A MP 2228-1/01 em seu artigo 5º  vinculou a ANCINE ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, vejamos:

    Art. 5o Fica criada a Agência Nacional do Cinema - ANCINE, autarquia especial, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, observado o disposto no art. 62 desta Medida Provisória, órgão de fomento, regulação e fiscalização da indústria cinematográfica e videofonográfica, dotada de autonomia administrativa e financeira.

    CONTUDO, ao tratar da Politica Nacional de Cinema não se pode restringir o campo de atuação para fundamentar as respostas somente com base na MP 2228-1/01, devendo, assim, levar em consideração o Regimento Interno da ANCINE que postula no seu art. 1 que a ANCINE é vinculada ao Ministério da Cultura, conforme destacado a seguir:

    "RDC 22 (3a Revisao)

    ...

    CAPÍTULO I

    Da Natureza e Finalidade

    Art. 1º A Agência Nacional do Cinema ANCINE, autarquia sob regime especial, criada pelo art. 5º da Medida Provisória nº 2.2281, de 06 de setembro de 2001, dotada de autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério da Cultura pelo Decreto nº. 4858, de 13 de outubro de 2003, com prazo de duração indeterminado, tem por objetivo institucional o fomento, a regulação e a fiscalização das atividades cinematográficas e videofonográficas, de acordo com o estabelecido pelo Decreto n° 4.121, de 07 de fevereiro de 2002, e nas políticas e diretrizes emanadas do Conselho Superior do Cinema."