SóProvas


ID
808303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.

A origem da gestão de pessoas foi marcada por premissas contábeis de administração da mão de obra para melhor adequação dos recursos às necessidades organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • As 5 fases evolutivas da GP:

    I) Fase contábil (1930) : Caracteriza-se pela preocupação com os custos da organização. Os trabalhadores eram vistos, exclusivamente, sob o enfoque contábil.

    II) Fase legal (1930 - 1950): Preocupação  com o acompanhamento e manutenção das recém-criadas  leis trabalhistas da era getulista.

    III) Fase tecnicista (1950 -1965) O Brasil implantou o modelo americano de gestão de pessoas e alavancou a função de RH ao status orgânico de gerência.

    IV) Fase administrativa (1965 -1985): Criou um marco histórico nas relações entre capital e trabalho , na medida que é berço de uma revolução que, movida pelas bases trabalhadora, implementou um moviemento denominado "novo sindicalismo"

    V) Fase estratégica (1985 a atual): Demarcada pela introdução dos primeiros programas de planejamento estratégico atrelados ao planejamento  estratégico das organizações.




    Fonte: http://www.lo.unisal.br/sistemas/professores/elcio/arquivos/RH%20-%20Inicio.ppt#268,9,AS CINCO FASES EVOLUTIVAS DA GESTÃO DE PESSOAL.
  • Segue o trecho de um texto que inicia a parte de Gestão de pessoas de um livro de Chiavenato para concursos:

    Antigamente - em plena Era Industrial - o conceito de organizações de manteve ao longo do tempo como um conjunto integrado e articulado de recursos utilizados no sentido de alcançar objetivos organizacionais. Recursos eram propriedade, isto é, parte do ativo contábil da organização. E, nas organizações lucrativas, a peça mais importante era o balança contábil e os demonstrativos financeiros para avaliar o desempenho organizacional em termos de lucratividade. Entre os recursos figuravam prédios, edifícios, instalações, máquinas e equipamentos (recursos materiais), capital e investimentos (recursos financeiros) e até se falava em recursos humanos (pessoas como fornecedoras de mão-de-obra ou de atividade laboral).
  • A origem da gestão de pessoas foi voltada, prioritariamente, para o controle de custos, as transações processuais e os trâmites burocráticos. By Andréia Ribas 

  • A evolução dos modelos de gestão de pessoas descritos por Tose seriam as fases seguintes: contábil, legal, tecnicista, administrativa e estratégica.

    A primeira fase, a contábil, seria a mais preocupada com os custos da empresa. A ideia era de se contabilizar os trabalhadores como recursos e os custos de contratação e manutenção deveriam ser controlados. Os funcionários deveriam ser tratados como um estoque necessário para o funcionamento da organização, como um recurso qualquer.
    Rodrigo Rennó, 2015


    --

    Vamos deixar suor pelo caminho..
  • A origem da gestão de pessoas foi marcada por premissas contábeis de administração da mão de obra para melhor adequação dos recursos às necessidades organizacionais.

     

    gab  CERTO

  • FASE CONTÁBIL: OS CUSTOS EM PRIMEIRO LUGAR

     

    NESSA FASE A PREOCUPAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS ERA PRINCIPALMENTE A RESPEITO DE COMO ERAM CONTROLADOS OS CUSTOS DAS ORGANIZAÇÕES. OS EMPREGADOS ERAM ENCARADOS SOB A ÓTICA CONTÁBIL, QUER DIZER, A ORGANIZAÇÃO PAGAVA PELA MÃO DE OBRA E, EM CONTRAPARTIDA, AS ENTRADAS E SAÍDAS DESSA CONTA DEVERIAM SER REGISTRADAS CONTABILMENTE. ESTA FOI A FASE PIONEIRA DA “GESTÃO DE PESSOAL”, QUE TEVE INÍCIO NO SÉCULO XIX E PERMANECEU ATÉ O INÍCIO DA DÉCADA DE 1930.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

     

  • Os funcionários eram tratados como mais um dos recursos que deveriam ser geridos pela organização.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.