A - ERRADO - O protocolo SMTP permite que um usuário envie (saída) suas mensagens de correio eletrônico a partir de um servidor.
ENVIO/ SAÍDA
B - ERRADO - Uma das vantagens em se empregar os protocolos POP e IMAP para ler mensagens de correio eletrônico é que eles não usam senhas de acesso, facilitando para o usuário a leitura e o recebimento/entrada de mensagens.
RECEBIMENTO/ENTRADA
C - ERRADO - O Protocolo NNTP (Network News Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Notícias em Rede) apresenta uma série de facilidades, entre elas, o emprego de um URL do tipo news, que permite o acesso a servidores especiais de newsgroups, como aqueles dos principais jornais disponíveis na Internet.
NNTP (Network News Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Notícias em Rede) é usado no serviço conhecido como News (Notícias), que reúne vários usuários em torno de newsgroups (grupos de notícias). Esse serviço é bastante semelhante a um serviço conhecido como Fórum (como o do site www.forumconcurseiros.com, que todos vocês, concurseiros, conhecem). O protocolo NNTP utiliza a porta 119 do protocolo TCP.
FONTE: Carvalho, João Antonio. Informática para concursos: teoria e questões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
D - ERRADO -Quando se recupera (“baixa") um arquivo na Internet através de um URL que informa seu tipo, como, por exemplo, pdf, o protocolo FTP exige o estabelecimento de uma sessão (com o uso de login e senha) para realizar a transferência do arquivo.
FTP (File Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Arquivos) é usado para realizar a transferência de arquivos entre dois computadores através da Internet. O protocolo FTP exige o estabelecimento de uma sessão (com o uso de login e senha).
FONTE: Carvalho, João Antonio. Informática para concursos: teoria e questões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
E - CORRETO - O protocolo HTTPS emprega certificados digitais para tornar segura a navegação na Internet, permitindo a autenticação de servidores e realizando a cifragem dos dados transmitidos.
O protocolo HTTPS utiliza certificados digitais para assegurar a identidade, tanto do site de destino como a sua própria, caso você possua um. Também utiliza métodos criptográficos e outros protocolos, como o SSL (Secure Sockets Layer) e o TLS (Transport Layer Security), para assegurar a confidencialidade e a integridade das informações.
FONTE: https://cartilha.cert.br/uso-seguro/