Gabarito C. Segundo ROBBINS e Coutler (1998) — Os conflitos podem gerar aspectos positivos e negativos. Vejamos as possibilidades:
Aspectos positivos
Ø O conflito pode “empurrar” o grupo para que se esforce mais e seja mais criativo para solucionar os problemas, gerando uma energia e um impulso inovador maiores.
Ø Um nível adequado de conflito pode prevenir a ocorrência do “pensamento grupal”, que ocorre quando um grupo é tão coeso que as pessoas não se sentem à vontade para expressar opiniões contrárias.13
Ø O conflito aumenta a coesão intragrupal, pois gera um sentimento de identidade no grupo. É a famosa sensação “nós contra eles”, que existe em disputas esportivas.
Ø O conflito aumenta a percepção dos erros e problemas existentes na organização, que talvez ficassem “adormecidos” sem sua presença.
Aspectos negativos
Ø Boa parte da energia gerada pelo conflito é gasta na sua resolução, ou seja, não é canalizada para algo produtivo, e sim em reuniões intermináveis, disputas emocionais etc.
Ø A cooperação deixa de existir e é substituída por comportamentos que dificultam o trabalho e o bom funcionamento da organização.
Ø O conflito impede que os esforços das pessoas e grupos sejam eficazes, gerando sentimentos de frustração, hostilidade, raiva etc.
Vamos ver como esse tema já foi cobrado em provas?
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos acerca dos efeitos que um conflito pode gerar nas organizações. Dito isso, vejamos qual das alternativas apresenta uma situação que não se encaixa no conceito de efeito positivo e construtivo do conflito.
O conflito que gera benefícios à organização funcional é aquele que permite o debate entre pontos de vista antagônicos, tornando possível a entrada e implementação de novas ideias. Segundo Chiavenato (2014), entre os resultados positivos e construtivos do conflito estão:
- O conflito desperta sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir soluções criativas e inovadoras.
- O conflito estimula sentimentos de identidade e aumenta a coesão intragrupal.
- O conflito é um meio de chamar a atenção para os problemas existentes e funciona como mecanismo de correção para evitar problemas mais sérios.
Já os conflitos disfuncionais são aqueles que acabam por comprometer o funcionamento e os objetivos estabelecidos pela organização, produzindo altos níveis de tensão e desgastando energia que poderia ser mais bem utilizada para melhores finalidades. Chiavenato ainda nos mostra quais são alguns entre os resultados negativos e destrutivos do conflito estão:
- O conflito apresenta consequências indesejáveis para o funcionamento da organização, pois indivíduos e grupos veem seus esforços bloqueados, desenvolvendo sentimento de frustração, hostilidade e tensão. Isso prejudica tanto o desempenho das tarefas quanto o bem-estar das pessoas.
- Grande parte da energia criada pelo conflito é dirigida e gasta nele mesmo. Isso desvia a energia que poderia ser utilizada no trabalho produtivo, pois ganhar o conflito passa a ser mais importante do que o próprio trabalho.
- A cooperação passa a ser substituída por comportamentos que prejudicam o funcionamento da organização e influenciam a natureza dos relacionamentos existentes entre pessoas e grupos.
Tendo visto os pontos acima, concluímos que a alternativa que atende ao comando da questão é a letra "C", apresentando um efeito negativo do conflito.
GABARITO: C
Fontes:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.