SóProvas


ID
810742
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O discurso autonomista do norte goiano sobreviveu, nas primeiras décadas da República, a uma situação compreensível, considerando-se que, do ponto de vista econômico, a cidade ocupava posição de destaque e influência sobre toda a região Norte, dado o vínculo comercial com Belém, através do rio Tocantins (CAVALCANTE, Maria do E. S. R. O discurso autonomista do Tocantins. São Paulo: EDUSP, 2003, p. 62, adaptado).

A partir do texto acima, é CORRETO afirmar que a cidade mencionada trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Justifique Essa Questão Pra Mim' Pfvr

  • Fundado no início do século XIX, Porto Nacional sempre esteve diretamente ligado histórica e culturalmente ao rio Tocantins. Ao longo daquele século e do XX, a principal via de acesso era o rio. Embarcações singravam o Tocantins transportando mercadorias entre Porto Nacional e Belém do Pará. Com a construção da rodovia BR-153, nos anos 1970, o fluxo de pessoas e mercadorias passou para a via terrestre.

    A navegação do Rio Tocantins foi um dos fatores que contribuiu, para o desenvolvimento acelerado daquele povoado. As grandes riquezas minerais eram levadas através do Rio Tocantins até Belém e, de lá, para as terras de Portugal. Em 1835, foi criada, por determinação da Lei Providencial nº 14, de 23 de julho, a Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, padroeira da cidade até hoje. Segue-se, abaixo um texto com interpretações sobre a história do surgimento da cidade:

    "Alegoria da violência indígena na construção de identidade: O caso de Porto Nacional – TO." (autor) Giraldin, Odair (Antropólogo)

  • No final do texto, é mencionado o rio Tocantins, pelo qual mantinha relações com Belém. Dentre as alternativas, três são as cidades que ficam as margens de rodovia. A única que margeia o Rio é Porto Nacional