SóProvas


ID
810850
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Depois de destituído da vigência o documento pode ser guardado, em função da importância das informações nele contidas, para a história da administração ou mesmo para tomadas de decisões baseadas nas ações do passado. Este ciclo de vida pode ser categorizado em três fases.

Assinale a assertiva que NÃO corresponde a uma das fases.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra A

    O termo "arquivo-morto" é o termo mais condenado pela Arquivologia, é um termo depreciativo que não condiz com a realidade, pois se guardamos documentos por conta do seu valor informativo, administrativo ou histórico, isto o torna vivo porque tem uma motivação para existir, seja para servir de consulta para apoiar a administração ou para pesquisa cientifica e histórica. Se morto estivesse mesmo estaria no lixo e não guardado. Por isso, os profissionais da área não gostam nem utilizam esse termo.


  • As três idades dos arquivos: corrente, intermediária e permanente, e são assim descritas:

    Arquivo Corrente: " Conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de suas atividades-meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados. (2) Unidade administrativa ou órgão encarregado do arquivo corrente. " Dicionário de Terminologia Arquivística

    Arquivo Intermediário: " Conjunto de documentos procedentes de arquivos correntes, que aguardam destinação final. " Marilena Leite Paes
    Arquivo Permanente:" A função primordial dos arquivos permanentes ou históricos é recolher e tratar os documentos públicos após o cumprimento das razões pelas quais eles foram gerados. (...) Os documentos que não forem descartados e eliminados através de tabelas de temporalidade possuem interesse histórico, possuem valor permanente e se tornam documentos históricos. Com o recolhimento destes documentos ao arquivo permanente, cessa seu uso primário e se inicia o uso científico, social e cultural "
    Fonte: 
    Heloísa L. Bellotto
  • Descordo dos amigos.

    Se a alternativa "a" é certa por que a "d" estaria errada ? arquivo de gestão é correto ?

    Em muitos cursinhos se ensina que o arquivo morto é um tipo de classificação referente á eliminação.

     
  • Tipos de Arquivamento:
    No que diz respeito a frequência do uso:
    1. arquivo ativo: cnsultas frequentes que se encontram em fase de conclusão;
    2. arquivo inativo: baica frequencia de uso;
    3. arquivo morto: consultas e uso quase nulas.Deve ser organizado da mesma maneira que o arquivo ativo.
  • Arquivo permanente, também conhecido como arquivo histórico , são compostos por todos os documentos que, tendo perdido a sua utilidade administrativa, pelo seu valor probatório, informativo, histórico e de investigação não podem ser destruídos, sendo pois de conservação permanente ou definitiva.