Em 2012 a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) estará na sua 10ª edição e, para comemorar os seus 10 anos, a festa irá homenagear o grande poeta Carlos Drummond de Andrade e conta com a curadoria do jornalista Miguel Conde e com a presença de Silviano Santiago na conferência de abertura. Além disso, a FLIP estará lançando 2 livros e um DVD comemorativo.
Durante os cinco dias da Festa haverá uma exposição com fotos de Walter Craveiro, que registrou todas edições da Flip, montada ao livre em dispositivos luminosos.
A cidade de Paraty, com seus grupos musicais e cênicos, também se mobiliza para celebrar os dez anos da Flip. Para anunciar o início das festas a Banda Santa Cecília sairá pelas ruas do centro histórico e todas as igrejas tocarão seus sinos. Banda e Bonecos criados por artistas e artesãos da cidade saem para festejar a Flipinha e as cirandas locais se apresentam em diferentes momentos da festa, inclusive no show de abertura.
http://www.paraty.com.br/flip/
O dramaturgo e escritor Hanif Kureishi assinou o roteiro do filme "Minha adorável lavanderia", indicado ao Oscar em 1987, e "Sammy e Rosie", ambos dirigidos por Stephen Frears. Com sete títulos publicados no Brasil, a exemplo de "Intimidade" (1998) e "O corpo" (2003), ele divide a mesa com o russo radicado nos Estados Unidos Gary Shteyngart, que escreveu “Absurdistão” e “Uma história de amor real e supertriste”, no último dia da Flip.
O G1 transmitirá ao vivo todas as mesas da Flip 2012, tanto com áudio traduzido (se a palestra não for em português) quanto com áudio original.
Os autores são convidados da mesa “Entre fronteiras”, que ocorre às 16h30. A Flip teve inicio na quarta-feira (4), e encerra suas atividades neste domingo (8).
Poeta, cronista, jornalista e professor, o brasileiro Fabrício Carpinejar abre os trabalhos ao lado da poeta escocesa Jackie Kay na mesa “Vidas em verso”, às 10h. Na sequência, o escritor carioca Rubens Figueiredo e o sergipano Francisco Dantas falam sobre “A imaginação engajada”, às 11h45.
O homenageado desta edição, Carlos Drummond de Andrade, volta a ser tema dos debates na terceira mesa do dia. A trinca de escritores Armando Freitas Filho, Eucanaã Ferraz e Carlito Azevedo é responsável pelo tema “Drummond - o poeta presente”.
A décima edição da Flip será encerrada com o tema “Livro de cabeceira”. Nela, autores convidados leem e comentam trechos de seus livros favoritos.
http://g1.globo.com/flip/2012/noticia/2012/07/flip-encerra-decima-edicao-com-debates-sobre-poesia.html
Bons estudos!