ERP é um modelo de gestão baseado em sistemas corporativos de informação que visam integrar os processos de negócio da empresa e apoiar decisões estratégicas. O modelo desse sistema tem uma abrangência de atuação que envolve as várias entidades de negócios, integrando a cadeia de suprimentos, de fornecedores até clientes, buscando endereçar as questões de competitividade das organizações empresariais. Representam uma evolução do MRP II. O ERP procura envolver praticamente todas as áreas funcionais e das organizações, como materiais, produção, financeiro, recursos humanos e marketing, entre outras, atendendo a organizações das mais diversas naturezas, como indústrias, empresas de varejo, serviços e até governo.
ERP é uma sigla derivada do nome Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra, significa “Planejamento dos recursos da empresa”. ERPs são que softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
O Enterprise Resource Planning (ERP) é o software de gestão mais básico de uma empresa. Ele serve para garantir o controle financeiro, fiscal e contábil da companhia, agregando informações sobre recebimento de receitas, pagamento de despesas e, ainda, levando em consideração o custo de tributo em cada uma das operações. É a base para a gestão de uma companhia.