SóProvas


ID
815419
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A característica de um Rootkit é

Alternativas
Comentários
  • Definição pelo pessoal do Kaspersky - https://blog.kaspersky.com.br/o-que-sao-rootkits-e-como-enfrenta-los/769/

    Profissionais e entusiastas da área de segurança já sabem o que são rootkits, os usuários comuns desconhecem este tipo de malware que foi desenvolvido especificamente para esconder a si mesmo e a sua atividade no sistema infectado. Mais uma dos cibercriminosos que estão constantemente desenvolvendo novos métodos para roubar sua informação.

    A capacidade de se esconder permite que este tipo de malware permaneça no sistema da vítima por meses, as vezes até anos, deixando que um hacker use o computador para o que bem entender. Mesmo uma máquina que não contém informações valiosas, o que é pouco comum, pode ser útil para produzir bitcoins (moeda digital), enviar spam e participar de ataques DDoS. A funcionalidade rootkit permite que os hackers escondam suas atividades criminosas não apenas de ferramentas de monitoramento embutidas no OS, mas de sensores de antivírus também. Por isso sugerimos que você procure a função anti-rootkits em seus sitemas antivirus e segurança web.

  • Gab B       Rootkit: É um conjunto de programas e técnicas que esconde e
    assegura a presença de um invasor ou código malicioso em um computador
    comprometido. *O objetivo do rootkit não é obter acesso privilegiado, mas
    mantê-lo, apagando vestígios da invasão.*

  • Rootkit é um software, na maioria das vezes malicioso, criado para esconder ou camuflar a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir acesso exclusivo a um computador e suas informações.

    Não é utilizado para obter acesso privilegiado em um computador,mas sim para mantê-lo.

    Palavras  chaves >>> Rootkits = Esconder , Camuflar.

  • Gabarito:C. Complementando o comentário da colega nataly.

  • Gabarito C

    Esse malware se integra a partes do sistema operacional para que não seja possível fazer a leitura do mesmo no disco rígido do computador. Assim dando a impressão que o mesmo não existe. Desta forma os antivírus não conseguem ler o código do malware para efetuar testes de detecção e identificar a ameaça. Outra função comum é camuflar seu processo de execução o fazendo rodar como uma thread em algum processo essencial do sistema, como o Explorer no Windows. Assim não podendo ser visualizado no gerenciador de tarefas e enganando profissionais na área de TI e sistemas de detecção menos avançados.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !