SóProvas


ID
81553
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em subprogramação,

Alternativas
Comentários
  • "Chamada por valorChamada por valor é uma das estratégias de avaliação mais comuns, usada em linguagens como C e Scheme. Na chamada por valor, o argumento é avaliado e o valor de resultado é vinculado à variável correspondente na função, copiando o valor em uma nova região de memória. Se a função ou procedimento é capaz de atribuir valores a seus parâmetros, apenas a cópia local é atribuída, ou seja, nada que for passado como argumento de uma chamada de função é modificado, após o valor de retorno da função.Chamada por valor não é uma simples estratégia de avaliação, mas sim uma familia de estratégias de avaliação onde o argumento de uma função é avaliado antes se ser passado para a função.[editar] Chamada por referênciaNa avaliação de chamada por referência, uma função recebe uma referência implícita como argumento, em vez de uma cópia do seu valor. Isto significa que a função pode modificar o argumento. A chamada por referência tem a vantagem de ter um maior espaço de tempo e de eficiência, bem como o potencial de maior comunicação entre a função e quem a executou. Apesar disto, a desvantagem da chamada por referência é que a função necessita de passos especiais para proteger os valores que pretende passar a outras funções."Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estratégia_de_avaliaçãoAchei que a resposta seria e). Alguém sabe por que não?
  • Concordo com o Francisco, acho que a resposta deveria ser letra E.Passagem por valor é o envio do conteúdo para o procedimento e não o endereço, ou seja, a referência ao objeto ou variável.Na opcão B coloca que a existência de parâmetros no procedimento é essencial, coisa que não é verdade em procedimentos de ação para processamento sem parâmetros.
  • Acho que alternativa E é incorreta, pois na passagem por valor não existe relação, pois uma cópia do parâmetro é feita.Com relação a alternativa B, ela também se aplica em métodos sem parâmetro pois uma lista pode ser vazia.
  • a) na modularização de um programa, as partes que o compõe podem ser desenvolvidas por diferentes equipes, sem necessidade de estabelecimento prévio de padrões de programação.ERRADO. A primeira parte está certa, a segunda está incorreta. É necessário estabelecer padrões.b) um identificador, uma lista de parâmetros para possibilitar a comunicação com outros procedimentos e as ações que nele serão executadas constituem a essência da criação de um procedimento.CORRETO. Ele parece tentar definir uma assinatura de método ainda que de forma tosca.c) um objeto é dito global quando sua definição estiver dentro de um procedimento ou quando for declarado como parâmetro formal do procedimento.ERRADO. Um objeto é dito global quando sua visibilidade e escopo alcançam todos os métodos do programa.d) na passagem de parâmetros por referência, o parâmetro real é passado para o parâmetro formal, fazendo com que todas as ações do procedimento manipulem somente as referências, evitando a alteração do valor original.ERRADO. Quando ocorre a passagem por referência a um método o método altera diretamente o que está armazenado no endreço de memória e com isso o valor original é alterado.e) na passagem de parâmetros por valor, a relação existente entre os parâmetros formal e real está no conteúdo dos parâmetros e não em seu endereço.CORRETA. Ao passar por valor o que ocorre é uma `cópia` da variável original de forma a que suas operações são apenas sentidas dentro do método. O endereço original daquela variável passada por valor não se altera. O que pode causar celeuma nessa questão é a palavra relação, já que não há relação em nível de programação entre eles, o que existe é uma tentativa de comparação na explicação.
  • Creio que a resposta é a letra 'E', pois a letra 'B' afirma que parâmetros são a essência de um procedimento, informação que não condiz, pois podemos ter procedimentos que não recebem parâmetros, ou seja, não é originário de um procedimento a passagem de parâmetro. Sendo assim, a letra 'E' referência perfeitamente o que seria a passagem de parâmetro por valor, onde há a cópia de um conteúdo para o parâmetro, por isso, mesmo que esse valor passado ao parâmetro seja alterado dentro da função ou procedimento, o valor originário não será alterado, a menos que o retorno da função seja atribuído a este.