SóProvas


ID
81574
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao gerenciamento de memória, considere

I. No contexto da organização hierárquica de memórias e da monoprogramação sem troca ou paginação, o sistema operacional pode estar na parte inferior da memória RAM ou parte em ROM, ou ainda, os drivers de dispositivos podem estar na parte superior da memória ROM e o restante do sistema em RAM, na parte inferior.

II. Em sistemas de compartilhamento de tempo ou computadores gráficos, às vezes, não há memória principal suficiente para armazenar todos os processos ativos. Nesse caso, uma das alternativas é a memória virtual que permite que os programas executem mesmo estando apenas parcialmente na memória principal.

III. Quando a memória é atribuída dinamicamente, o sistema operacional pode gerenciá-la por meio de mapas de bits ou de listas encadeadas.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Textos todos tirados do Tanebaum.
  • I - Certa. Existem três modos simples de organizar a memória com um sistema operacional e um processo de usuário: (1) O Sistema Operacional pode estar na parte inferior da memória RAM, (2) Ou o Sistema operacional pode estar em ROM na parte superior da memória ou (3) Os drivers de dispositivo podem estar na parte superior da memória em ROM e o resto do sistema em RAM embaixo. Os três modos estão representados na figura abaixo.

    O primeiro modelo era usado antigamente em computadores de grande porte e minicomputadores e raramente foi utilizado depois disso. O segundo modelo é usado em alguns computadores portáteis e sistemas embarcados. O terceiro modelo foi empregado nos primeiros computadores pessoais.
    II - Certa. Dois métodos gerais para o gerenciamento de memória podem ser usados, dependendo (em parte) dos recursos de hardware disponíveis. A estratégia mais simples,  denominada troca de processos (swapping), consiste em trazer totalmente cada processo para a memória, executá-lo durante um certo tempo e então devolvê-lo ao disco. A outra estratégia, denominada memória virtual, permite que programas possam ser executados mesmo que estejam apenas parcialmente carregados na memória principal.
    III - Certa. Quando  a memória  é alocada dinamicamente, o sistema operacional deve gerenciá-la.  Em  termos gerais, existem  duas maneiras  de  fazer  isso:  (1) Com mapa  de bits e (2) Lista de disponíveis (Listas livres ou encadeadas). Com um mapa de bits, a memória é dividida em unidades de alocação, que podem conter  apenas poucas palavras ou ter vários quilobytes. Associado a cada unidade de alocação existe um bit no mapa de bits, o qual vale 0 se a respectiva unidade de alocação estiver disponível e 1 se estiver ocupada (ou vice-versa). Outra maneira de gerenciar o uso de memória é manter uma lista encadeada de segmentos de memória alocados e de segmentos de memória disponíveis. Um segmento é uma área de memória alocada a um processo ou uma área de memória livre situada entre as áreas de memória de dois processos.
    Logo, gabarito A.
    (Fonte: Sistemas Operacionais, Tanembaum, 3ed, Cap 3)