SóProvas


ID
81577
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No contexto de escalonamento de discos, a movimentação da cabeça de leitura é realizada em apenas uma direção, até que a última trilha seja encontrada, após o que a movimentação passa a ser no sentido contrário. Refere-se ao escalonamento do tipo

Alternativas
Comentários
  • "SCAN" é um tipo de leitura em disco onde todas as trilhas em uma direção são lidas, até a última dessa direção, para só então a direção ser alterada, e repetir o mesmo processo.Para não esquecer, é só pensar que os elevadores funcionam com uma leitura "SCAN" dos andares.
  • O tempo de acesso à determinado dado no disco eh dado pela formula:

    Ta = Tseek + Tlat + Ttransf, em q:

    Tseek: tempo necessario para posicionar o cabeçote na trilha desejada;

    Tlat: tempo necessario para atingir o inicio do setor a ser lido/escrito;

    Ttransf: tempo para leitura/escrita efetiva dos dados.

    Os algoritmos usados para acessar os dados no disco, são:

    FIFO: acessa na ordem em q as requisicoes sao solicitadas;

    SSTF: seleciona a requisicao com menos tempo de seek em relacao 'a posicao atual do cabeçote de leitura/escrita;

    SCAN: atende requisicao em um direcao preferencial; muda de direcao ao atingir os cilindros mais interno ou mais externo.


  • O Scan possui um funcionamento semelhante ao de um elevador, atendendo requisições de acesso em uma direção preferencial até que não haja requisições pendendes, invertendo assim, o seu sentido. Esse algoritmo possui tempo medio de resposta menor que o SSF e FCFS. Entretanto, as trilhas externas dos discos são menos frequentemente visitadas que as trilhas internas. O C-Scan e um outra variação do Scan, no qual atende requisições em um único sentido. Dessa forma, quando as requisições forem atendidas, a cabeça do disco é reposicionada para o início da trilha. Possui tempo médio de acesso mais constantes que o Scan.