SóProvas


ID
816010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com as normas do Conselho Federal de Contabilidade e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Lei n.º 6.404/1976 e a legislação complementar, bem como a doutrina contábil, julgue os itens seguintes.

O valor de fretes e seguros pagos pelo comerciante e relativos ao deslocamento da mercadoria do estabelecimento do fornecedor até o ponto de venda deve ser incorporado ao saldo da conta compras para apuração do custo da mercadoria vendida.

Alternativas
Comentários
  • Certo. CVM=EI+COMPRAS LÍQUIDAS-EF
    O valor líquido das compras deverá ser calculado a partir das compras brutas adicionando as despesas que geralmente constam da nora fiscal ( frete, seguro, carga e descarga de mercadorias compradas e impostos não recuperáveis) e diminuindo de impostos recuperáveis, os descontos obtidos, as devoluções de compras e as compras canceladas. ( Prof Claúdio Zorzo)
  • O custo do transporte integra o preço da mercadoria quando o valor for pago pelo comprador (o frete sobre compras entra no custo do produto transportado, seja por transportadora ou pelo fornecedor);

    Se a despesa for por conta do vendedor, então não há ônus para o comprador.

  • CERTO!

    CMV = Estoque inicial + compras líquidas – estoque final

    Compras brutas

    (-) Devolução de Compras ou Compras Anuladas

    (-) Abatimentos sobre Compras

    (-) Fretes

    (-) Descontos Incondicionais Obtidos

    (=) Compras Líquidas

  • CORRETA

    CPC 16

    Custos do estoque:

    10. O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.

    (Alterado pela Revisão CPC 01)

  • Frete aumenta o preço da conta, só lembrar quando compra alguma coisa no mercado livre por exemplo. Você paga pelo produto + o frete.

  • CERTO

    Custo da mercadoria vendida (CMV) = estoque inicial + (compras líquidas) - estoque final

    Os custos iniciais do estoque incluem: preço de compra, custo de transporte (frete), seguro, manuseio, tributos não recuperáveis, impostos de importação.

  • CERTO

    Que redação horrível.

    .............................................. >>> COMPRADOR > CUSTOS

    FRETE > QUEM PAGOU ?

    ..............................................>>> VENDEDOR > DESPESAS DE VENDAS

  • Os chamados CUSTOS DE AQUISIÇÃO (frete, gastos com instalação, consultoria, seguros, ...) são incorporados ao valor do ativo, não sendo, portanto, contabilizados como DESPESAS

  • GAB: C

    Incorporam ao valor dos estoques: Valor do frete, seguros, transportes, tributos nao recuperaveis.

    Não incorporam: Tributos recuperaveis, descontos, abatimentos.

  • Desde quando existe uma conta chamada -compras-?

  • Na compra -> Custo de aquisição;

    Na venda -> Despesa Comercial.

    E tem lógica, vejamos:

    Quando compramos algo para revenda, repassamos o custo para o cliente; e quando vendemos algo e o frete fica por nossa conta, isso gera uma despesa.

  • Vamos de exemplo:

    Sabe esse mercadinho perto da sua casa? O valor que ele paga com frete e seguro para que sua mercadoria saia da indústria e chegue até o seu estoque ou então um frigorífico para que a carne não estrague, integra o custo do ativo.

    Agora sabe aquele motoboy que vai levar as mercadorias até a sua casa? Então... constitui uma despesa para o mercadinho.