SóProvas


ID
816043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com base na legislação vigente e nos ensinamentos dos autores de contabilidade e de finanças, julgue os seguintes itens.

Todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, são apropriados à produção do período no custeio pleno ou por absorção. Entretanto, os gastos não-fabris (despesas) são contabilizados diretamente contra o resultado do período.

Alternativas
Comentários
  • CUSTEIO POR ABSORÇÃO CONTÁBIL
     
    Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.
    As principais características do custeio por absorção:
     
    1. Engloba os custos totais: fixos, variáveis, diretos e/ou indiretos.
    2. Necessita de critério de rateios, no caso de apropriação dos custos indiretos (gastos gerais de produção) quando houver dois ou mais produtos ou serviços.
    3. É o critério legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão (análise) de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas.
    4. Os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção.
     

     
  • Lembrando que nas questões mais recentes o CESPE mudou seu entendimento ao considerar que custeio pleno e custeio por absorção são conceitos que NÃO se equivalem.

  • O entendimento da questão encontra-se ultrapassado, como o colega Pedro Andrade ressaltou em seu comentário. Nesse sentido, o custeio por absorção difere do custeio pleno. Neste, custos fixos, variáveis e despesas são apropriados à produção do período, enquanto naquele apenas os custos fixos e variáveis são apropriados ao estoque.

    GABARITO ATUAL: ERRADO