SóProvas


ID
81634
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos protocolos de transporte na arquitetura TCP/IP, considere:

I. Permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de uma determinada máquina em qualquer computador da inter-rede.

II. Fornece unicamente uma interface para o protocolo IP com o recurso adicional de demultiplexação de vários processos que utilizam as portas.

III. É especialmente útil e ágil na comunicação cliente/servidor, na qual, frequentemente o cliente envia uma pequena solicitação ao servidor e espera uma pequena resposta.

IV. Cuida do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maior do que ele pode manipular.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • I. Permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de uma determinada máquina em qualquer computador da inter-rede.Aqui a palavra chave é "SEM ERROS". Portanto, TCPII. Fornece unicamente uma interface para o protocolo IP com o recurso adicional de demultiplexação de vários processos que utilizam as portas.Aqui a chave é "UNICAMENTE". O cabecalho UDP só permite ip origem destino e as portas origem destino. A demultiplexação é feita através de portas. O TCP oferece muito mais que isso. Portanto, UDP.III. É especialmente útil e ágil na comunicação cliente/servidor, na qual, frequentemente o cliente envia uma pequena solicitação ao servidor e espera uma pequena resposta.Aqui a chave é "AGIL" e "PEQUENA". UDP!IV. Cuida do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maior do que ele pode manipular.Aqui a chave é "CONTROLE DE FLUXO". Isso é a janela deslizante do TCP.
  • Complementando, em relação ao item II) O UDP é um serviço sem conexão, pois não há necessidade de manter a conexão entre cliente e o servidor. Assim, um servidor pode ler datagramas vindos de diversos clientes, usando um único socket. Já no TCP existe um socket para cada cliente conectado ao processo servidor. A demultiplexação refere-se aos fluxos provenientes de vários clientes convergirem para uma mesma porta, daí o termo "unicamente".


  • O ITEM II. "É especialmente útil e ágil na comunicação cliente/servidor, na qual, frequentemente o cliente envia uma pequena solicitação ao servidor e espera uma pequena resposta." 

    Questão ambígua e mal formulada, pois ambos os protocolos fazem isso! De fato, ambos são uteis!!! O termo "Utilidade" serve para qualquer protocolo TCP/IP e de forma alguma não é exclusivo do UDP!

  • Esse "II- UNICAMENTE", parece que é só ele que fornece, o TCP não. Acho que deveria estar entre vírgulas.

  • Mario Verdibello

    Esse "II- UNICAMENTE", parece que é só ele que fornece, o TCP não. Acho que deveria estar entre vírgulas.

     

    É justamente o contrário: se usar "unicamente" entre vírgulas, que a frase assume o sentido de vc está falando.

    Dá uma revisada no emprego de vírgulas.

    Abraço.

  • c-

    As operações sem conexão usam o protocolo UDP (User Datagram Protocol). Um datagrama é uma unidade autônoma com toda informaçao para a entrega. UDP realiza o melhor esforço possível para entregar datagrama. A operação sem conexão é rápida e eficiente, mas não possui garantia de entrega do conteúdo.

     

    TCP manipula tamanhos de blocos de dados diferentes. Um email , por exemplo, pode 1 linha ou um arquivo grande. Para duplicação e ordenação de mensagens, os identificadores de mensagens são associados a cada datagrama IP, o que permite detectar e rejeitar duplicatas ou reordenar as mensagens fora da ordem de emissão. Para garantir destino, 2 processos estabelecem uma conexão antes de comunicar. Estabelecida a conexão, os processos leem ou escrevem no fluxo, sem necessidade de endereços IP e portas. O estabelecimento de uma conexão envolve uma requisição de conexão (connect), do cliente e uma requisição de aceitação (accept) do servidor.

  • Alternativa correta: C. 

     

    I - TCP: se a entrega é de um fluxo sem erros, então estamos falando do TCP, que faz controle de erros e de fluxo. Lembrem-se que o UDP apenas DESCARTA pacotes com erros, quem tem que controlar essas perdas e reenviar são os protocolos das camadas superiores. 

     

    II - UDP: demultiplexação por portas = UDP. O TCP já envolve o uso de endereços de IP. 

     

    III - UDP: quando li "pequena solicitação" lembrei das requisições DNS. As pequenas usam UDP, as maiores (maiores que 512 bytes) usam TCP. 

     

    IV - TCP: o controle de fluxo é feito usando o campo Window do TCP. Fácil :)