SóProvas


ID
81655
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Entre suas orientações, destaca-se a adequação das equipes com os processos de mudança, a garantia de que as etapas de mudança sejam registradas e que os recursos sejam alocados corretamente. Para isso devem estar claras as responsabilidades, papéis e níveis de aprovação. Também deve haver registros íntegros das mudanças em sistemas, aplicações e infra-estrutura, avaliação das interdependências entre processos e controle do início e fim de cada etapa. São afirmativas pertinentes ao

Alternativas
Comentários
  • COBIT®, do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um guia de boas práticas apresentado como framework, dirigido para a gestão de tecnologia de informação (TI). Criado e mantido pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association), possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para gestão da TI, incluindo um sumário executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento. Especialistas em gestão e institutos independentes recomendam o uso do CobiT como meio para otimizar os investimentos de TI, melhorando o retorno sobre o investimento (ROI) percebido, fornecendo métricas para avaliação dos resultados (KPIs, KGIs e CSFs).quatro domínioS E 34 processos Planejar e OrganizarAdquirir e ImplementarEntregar e Dar SuporteMonitorar e Avaliar
  • Alguém explica por quê não poderia ser a resposta BSC?
  • Um dos processos do CobiT é a Gerencia de Mudanças, que tem por objetivo minimizar a probabilidade de alterações indevidas, erros e indisponibilidade. De acordo com sua metodologia, existem alguns requisitos para o sucesso de um processo de mudança. Entre suas orientações, destacamos:(i) a adequação das equipes com os processos de mudança;(ii) a garantia de que as etapas de mudança sejam registradas; e(iii) que os recursos sejam alocados corretamente. Para isso devem estar claras as responsabilidades, papéis e níveis de aprovação. Também deve haver registros íntegros das mudanças em sistemas, aplicações e infra-estrutura, avaliação das interdependências entre processos e controle do início e fim de cada etapa.Fonte: http://www.mcso.com.br/comunidade/articles/584-gerenciando-mudancas-com-segurancaComentário: Essa questão foi muito mal feita, pois trata de um conceito muito específico de um dos 34 processos do CobiT que é reproduzido em diversos outros frameworks de Governança de TI, como o próprio PMBoK. Quem acertou essa questão, ou trabalha na Módulo e leu o artigo, ou foi no "futebol" mesmo.
  • Destaque para as palavras:  devem estar claras as responsabilidades, papéis e níveis de aprovação. As palavras destacadas remete-nos a lembrar da Matriz de RACI do COBIT. Desta maneira exclui-se as outras opções, que, apesar de também tratarem de  gerencia de mudança em algum momento do seu ciclo de vida. (exceto BSC que não trata deste assunto).

  •  Luis, o Itil V.3 também usa a Matriz RACI.

  • Alguém concorda comigo que está questão está mal formulada? O ITIL também possui um processo de gerência de mudanças.
  • Matei a questão ao analisar o trecho "avaliação das interdependências entre processos e controle".

    Controle é sinônimo de Cobit.
  • Deveria ser anulada... praticamente todos aí tratam da questão de mudanças desta forma

  • COBIT tem um foco em governanca corporativa, permitindo que os gestores tenham mais domínio sobre controle, questoes tecnicas e riscos de negocios, com destaque às metas da companhia assim como  processos internos.

  • O que tá escrito aí vale para ITIL, para COBIT, para PMI (é isso mesmo. A FCC acha que PMI e PMBoK são a mesma coisa) e, forçando um pouquinho, vale até para CMMI. Fundação Copia e Cola podia, ao menos, copiar de fontes oficiais.

  • Uma característica do COBIT: "Para isso devem estar claras as responsabilidades, papéis e níveis de aprovação. " Quando ele fala em "Também deve haver registros íntegros das mudanças em sistemas, aplicações e infra-estrutura, avaliação das interdependências entre processos e controle do início e fim de cada etapa" . São características de um ambiente de TI, portanto pode-se descartar o PMI, e atentar ao COBIT e ITIL que é voltado para a área de TI apesar de ser adequado ao PMI(PMBOK) também. Quando ele fala "destaca-se a adequação das equipes com os processos de mudança, a garantia de que as etapas de mudança sejam registradas e que os recursos sejam alocados corretamente" se aplica tanto a PMI (eu usaria o termo "PMBOK" que é o guia de gerenciamento de projetos, PMI é a instituição, mais um motivo por eu ter descartado a alternativa "PMI" enfim...), ITIL e COBIT.  Quando ele diz: "mudanças em sistemas, aplicações e infra-estrutura"  eu pude desconsiderar ITIL, pois ITIL É SÓ PARA INFRAESTRUTURA DE TI. Sobrando apenas o COBIT que engloba tanto sistemas, aplicações e infraestrutura. A descrição que é feita se trata de Governança Corporativa(que é o braço direito da Governança de TI ) é uma caracterísitca forte do COBIT. Governança de TI  é aplicável tanto para ITIL como para COBIT. mas ele está se referindo apenas a Governança corporativa. portanto a resposta só pode ser COBIT.

  • Questão doca ráleo