Gabarito A
O que é apt-get
Em qualquer sistema operacional há a necessidade de se instalar programas para que o uso do computador faça sentido. O problema é que, muitas vezes, o processo de instalação é trabalhoso, forçando o usuário a procurar arquivos indispensáveis ao software (dependências) ou a editar scripts, por exemplo.
Para poder lidar com esse e com problemas oriundos, desenvolvedores da distribuição Debian Linux criaram o APT (Advanced Packaging Tool), uma ferramenta para instalar e atualizar pacotes (e suas dependências) de maneira rápida e prática. Não demorou para que o APT fosse utilizado em outras distribuições, sendo padrão no Debian e no Ubuntu (já que este é baseado no Debian).
O yum (Yellow dog Update, Modified) é o gerenciador de pacotes usado por padrão no CentOS, no Fedora e no Red Hat Enterprise. O yum foi originalmente desenvolvido pela equipe do Yellow Dog (uma distribuição baseada no Red Hat, destinada a computadores com chip PowerPC) e foi sistematicamente aperfeiçoado pela equipe da Red Hat, até finalmente assumir o posto atual.
O yum trabalha de forma bem similar ao apt-get, baixando os pacotes a partir dos repositórios especificados nos arquivos de configuração, junto com as dependências necessárias. Assim como o apt-get, ele é capaz de solucionar conflitos automaticamente e pode ser também usado para atualizar o sistema. Essencialmente, o yum e o apt-get solucionaram o antigo problema das dependências (um pacote precisa de outro, que por sua vez precisa de um terceiro) que atormentava os usuários de distribuições mais antigas.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !