-
resposta correta letra E.
Os rizóbios fornecem um trabalho que a planta sozinha não seria capaz de fazer, e por outro lado, os rizóbios não conseguiriam viver em um local mais adequado que nas raízes das plantas.
é um exemplo de ajuda mútua, nas outras, temos a tênia que é parasita do corpo humano;
os mamíferos que carregam as sementes e o polén das plantas são exemplos de proto-cooperação porque sem estas relaçoes eles seriam capazes de viver, e os peixes limpadores é chamado de comensalismo, um tipo de associação entre indivíduos onde um deles se aproveita dos restos alimentares do outro sem prejudicá-lo.
O livro Fundamentos em Ecologia, Begon, 3ª ed –2010, traz o seguinte conceito:”Simbiose é o termo cunhado para tais associações físicas estreitas entre as espécies, nas quais um “simbionte” ocupa um hábitat fornecido por um “hospedeiro”. De fato, porém, parasitos são geralmente excluídos desta categoria de simbiontes,a qual está reservada para interações onde haja ao menos a sugestão de mutualismo” Dessa maneira, entende-se que nem todas as formas de mutualismo são simbioses, mas sim todas as simbioses são formas de mutualismo.
-
Gabarito E
a) mamíferos que dispersam sementes ao se alimentar de frutos de vegetais.ERRADO Os frutos que se formarem provenientes das sementes dispersadas podem servir de alimento para esse mamífero ou não, ou seja, não constitui uma associação estreita, como é o caso da simbioseb) plantas que oferecem néctar das flores para atrair insetos e assim polinizar.ERRADO Mesmo caso da letra a c) peixes “limpadores” de outros organismos aquáticos. ERRADOd) a tênia no intestino de um ser humano. ERRADO - Parasitismo, relação desarmônica e) rizóbios que vivem e fixam nitrogênio nos nódulos das raízes da maioria das leguminosas. CORRETO - Existe uma relação de dependência entre os rizóbios e as leguminosas. Os rizóbios fixam o nitrogênio atmosférico e os convertem em compostos nitrogenados para as plantas, enquanto as plantas transferem carboidratos, fontes de energia, para os rizóbios.
-
Quando ambas
as espécies de beneficiam de uma relação ecológica, mas não possuem uma relação
de alta dependência, como no caso dos mamíferos e frutos, flores com néctar e
insetos, temos casos de protocooperação. Os peixes “limpadores” que se alimentam
de restos de outros organismos são beneficiados, enquanto a relação é
indiferente para estes últimos. Temos um caso de comensalismo. Já a tênia é um
verme que parasita o intestino humano. Os rizóbios vivem em relação de simbiose
com as leguminosas, pois ambas as espécies apresentam alto nível de
dependência. As bactérias fixam o nitrogênio do ar e o disponibilizam para o
vegetal, enquanto este fornece a matéria orgânica produzida.
Letra E correta.
-
Correta letra E. Representa uma relação de mutualismo. É uma relação harmônica interespecífica em que as relações são obrigatórias e ambos se beneficiam. Duas espécies estão tão ligadas uma à outra que mantém profunda interdependência. Exemplos: líquen e micorriza, leguminosas e bactérias, cupim e protozoários.