SóProvas


ID
81985
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 31 anos de idade, sexo feminino, apresenta
queixa de dor localizada no dente 46. A dor, em princípio
provocada, aumenta com as mudanças bruscas de temperatura
e é intensificada com o frio. A paciente relata que, ao deitar-se,
a dor é exacerbada. O exame clínico mostra uma restauração
de amálgama extensa no dente 46.

O procedimento de urgência para a condição desta paciente requer a realização de

Alternativas
Comentários
  • No príncipio existe uma hiperemia pulpar caracterizada por um aumento da quantidade do sangue que circula nas redes capilares e uma intensa vasodilatação. Dor provocada (frio), localizada, fugaz. Tratamento: conservador,o prognóstico na hiperemia pulpa é bom, reversível , desaparecendo a sintomatologia ao proteger-se a polpa com materiais de revestimento pulpar.Na hiperémia a dor é provocada pelo frio.  

    Fase de transição-Clinicamente, a dor provocada pelo frio ou pelo calor, por alimentos doces ou salgados, é intensa.Dor provocada (frio e/ou calor), intensa, declínio lento, por vezes necessita o uso de analgésicos. Tentativa de tratamento conservador ou pulpectomia

    Na pulpite irreversível , a dor persiste à retirada do estímulo, é necessário proceder ao tratamento endodôntico. Dor espontânea, intensa, difusa, contínua, mal combatida com analgésicos, aumenta com o calor e alivia com o frio.Tratamento: Pulpectomia
    Não entendi o gabarito ------letra  b)

  • Estácio, a questão solicita procedimento de urgência, e acredito que visava a fazer um curativo de demora. Bom, se esse era o caso, a questão ficou confusa mesmo pois somente preparar a câmara pulpar e irrigar com solução não é suficiente em se tratando de lesão irreversível. Mas também não vejo outra alternativa condizente, talvez a letra A, mas hoje o curativo de formocresol é muito polêmico.
  • Concordo com os colegas acima, a questão está confusa.
    Porque para um procedimento de urgência ou emergência, se faz a abertura e coloca-se medicamentos  como hidróxido de cálcio,formocressol....dependendo da escola !!!!!
  • Se preparar somente a câmara pulpar é o suficiente, ou eu estou fazendo tudo errado, ou meus pacientes voltam tudo nomesmo dia dando cabeçada na parede de tanta dor. Cada caso é um caso, eu sei. Mas infelizmente não dá pra saber clinicamente até onde vai o grau da inflamação na maioria dos casos. Questão confusa demais. Vou fazer isso num molar de um dos que compõe a banca e depois venho aqui dizer se deu tudo certo!!!
  • o que levou a questão a letra b, foi o fato de quando a dor exarceba deitado realmente já é um estágio inicial de uma pulpite irreversível, o que leva a necessidade de tratamento endodôntico, mas dai a abrir somente e irrigar sem posteriomente colocar medicamento, realmente vai contra todas as escolas. Realmente a questão está mal formulada e sem fundamento para avaliarmos nosso conhecimento.
  • Questão confusa.Infelizmente na nossa área é assim.Na prática é uma coisa, no concurso é outra.