SóProvas


ID
820096
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O Hash Message Authentication Code (HMAC) pode ser utilizado para autenticar mensagens.

Esse esquema de autenticação combina o algoritmo de resumo de mensagem com a(o)

Alternativas
Comentários
  • Em criptografia, HMAC (Hash-based Message Authentication Code) é uma construção específica para calcular o código de autenticação de mensagem (MAC) envolvendo uma função hash criptográfica em combinação com uma chave secreta.

  • Gabarito letra C.

    Em criptografia, HMAC (Hash-based Message Authentication Code) é uma construção específica para calcular o código de autenticação de mensagem (MAC) envolvendo uma função hash criptográfica em combinação com uma chave secreta. Da mesma forma que em qualquer MAC, este pode ser usado para simultaneamente verificar tanto a integridade como a autenticidade de uma mensagem. Qualquer função hash criptográfica, tal como MD5 ou SHA-1, pode ser usada no cálculo do HMAC; o algoritmo MAC resultante é denominado HMAC-MD5 ou HMAC-SHA1 em conformidade. A força criptográfica do HMAC depende da força da criptográfica da função hash subjacente, do tamanho do hash produzido como saída em bits, e do tamanho e da qualidade da chave criptográfica.

    Uma função hash iterativa quebra uma mensagem em blocos de tamanho fixo e realiza uma iteração sobre eles com uma função de compressão. Por exemplo, MD5 e SHA-1 operam em blocos de 512 bits. O tamanho da saída do HMAC é o mesmo que o da função hash subjacente (128 ou 160 bits no caso do MD5 ou SHA-1, respectivamente), embora este possa ser truncado se desejado.

    A definição e análise da construção HMAC foi publicada inicialmente em 1996 por Mihir Bellare, Ran Canetti, e Hugo Krawczyk,[1] que também escreveu a RFC 2104. Este paper também definiu uma variante chamada NMAC que é raramente usada. FIPS PUB 198 generaliza e normatiza o uso de HMACs. HMAC-SHA1 e HMAC-MD5 são usados dentro dos protocolos IPSec e TLS.

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/HMAC

  • Não entendo! Quando gero um digest, para garantir a autenticidade devo criptografar este digest com a minha chave privada!
  • Existem duas assinaturas digitais: assinatura simétrica e a assinatura assimétrica! Na assinatura simétrica, utilizando-se do pressuposto de que as duas entidades envolvidas na comunicação conhecem a achava simétrica, é enviado anexado à mensagem em claro o hash gerado apartir da concatenação da mensagem com a chave de sessão. H(M+Ks) = digest. M+digest é enviado. No destino H(M+Ks) = digest’. Se digest’ == digest, então mensagem autenticada e integra.
  • Essa foi viajada ein...

  • chave secreta não é o mesmo que chave privada?

  • c-

    O HMAC (Hash Message Authentication Code) pode ser considerado um suplemento do MD5, visto que se trata de um código de autenticação de mensagem criado com base em um valor-chave que é incluído no hash, de maneira que os dados originais e o MAC sofram hash na mesma resenha.