SóProvas


ID
820264
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quais as características encontradas em feridas provocadas por ação cortante que ajudam a diferenciá-las daquelas provocadas por ação contundente?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "D"

    Agentes cortantes atuam por pressão e deslizamento, com gume afiado, atingindo a superfície em ângulos variados, produzindo feridas incisas. Exemplo: navalha, bisturi, estilhaços de vidro etc.

    Caracterísitcas das lesões:

    --> margens e bordas lisas, nítidas e regulares;

    --> hemorragia quase sempre abundante;

    --> predomínio do comprimento sobre a profundidade;

    --> forma navicular ou fusiforme;

    --> duas caudas, uma de entrada e outra de saída, sendo que geralmente a cauda de entrada é mais profunda que a cauda de saída.

  • GAB: LETRA D

    Características das feridas incisas encontradas pelo examinador:

    Predominância do cumprimento sobre a profundidade; nitidez na lisura das bordas, sem irregularidades nem sinais de contusão; afastamento das bordas devido à elasticidade e tonicidade dos tecidos, neste caso, há a coaptação perfeita, ou seja, quando aproximamos as bordas elas se fecham perfeitamente; presença de “cauda” (de escoriação, fim do corte, é a parte menos profunda), o instrumento cortante não penetra por igual em toda a extensão da ferida, nas extremidades esta é menos profunda que no centro, tanto menos profunda quanto mais próxima de seu início ou término.

  • A cauda de escoriação é típica da ferida incisa. No momento da agressão, o início do golpe é aplicado com mais força e à medida que o instrumento vai saindo, a ferida vai ficando mais superficial. Em outras palavra, quando o instrumento cortante toca na pele ele está com mais força, logo, a sua profundidade será maior. Quando o instrumento tá sendo retirado, ele está com menos força, de modo que a lesão será menos profunda, atingindo a derme e a epiderme.

    vejam uma foto:

  • Gabarito D.

    Nas lesões produzidas por ação cortante, uma de suas características principais é a existência da chamada cauda de escoriação. Com essa informação seria possível definir o gabarito o da questão. Além disso, com relação à alternativa e sabe-se que não há predomínio de profundidade em relação ao cumprimento nessas lesões, é o inverso (cumprimento sobre a profundidade).

    bons estudos

  • Segundo Genival Veloso as feridas cortantes tem as seguintes características:

    -forma linear

    -regularidade das bordas

    -regularidade do fundo da lesão

    -ausência de vestígios traumáticos em torno da ferida

    -hemorragia quase sempre abundante

    -predominância do comprimento sobre a profundidade

    -afastamento das bordas da ferida

    -presença de cauda de escoriação voltada para o lado onde terminou a ação do instrumento

    -vertentes cortadas obliquamente

    -centro da ferida mais profundo que as extremidades

    -paredes da ferida lisas e regulares

    -perfil de corte de aspecto angular, quando o instrumento atua de forma perpendicular, ou em forma de bisel, quando o instrumento atua em sentido oblíquo ao plano atingido.

  • Lesões cortantes

    Os meios ou instrumentos de ação cortante agem através de um gume mais ou menos afiado, por um mecanismo de deslizamento sobre os tecidos e, na maioria das vezes, em sentido linear. A navalha, a lâmina de barbear e o bisturi são exemplos de agentes produtores dessas ações.

    As feridas produzidas por essa forma de ação, preferimos denominá-las, embora não convenientemente, feridas cortantes, em vez de “feridas incisas”, deixando esta última expressão para o resultado da incisão verificada em cirurgia diferenciam-se das demais lesões pelas seguintes características:

    • forma linear,
    • regularidade das bordas,
    • regularidade do fundo da lesão,
    • ausência de vestígios traumáticos em torno da ferida,
    • hemorragia quase sempre abundante,
    • predominância do comprimento sobre a profundidade,
    • afastamento das bordas da ferida,
    • presença de cauda de escoriação voltada para o lado onde terminou a ação do instrumento,
    • vertentes cortadas obliquamente,
    • centro da ferida mais profundo que as extremidades,
    • paredes da ferida lisas e regulares
    • perfil de corte de aspecto angular, quando o instrumento atua de forma perpendicular, ou em forma de bisel, quando o instrumento atua em sentido oblíquo ao plano atingido.

    Nesses tipos de ferimentos, não há vestígios de outra ação traumática, em virtude da ação rápida e deslizante do instrumento e, ainda, pelo fio de gume, que não permite uma forma de pressão mais intensa sobre os tecidos lesados. Assim, não se observam escoriações, equimoses ou infiltração hemorrágica nas bordas ou em volta da ferida, nem, tampouco, pontes de tecido ligando uma vertente da ferida à outra.

    instrumentos contundentes

    são os maiores causadores de dano. Sua ação é quase sempre produzida por um corpo de superfície, e suas lesões mais comuns se verificam externamente, embora possam repercutir na profundidade. Agem por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distensão, torção, fricção, por contragolpe ou de forma mista. São meios ou instrumentos geralmente com uma superfície plana, a qual atua sobre o corpo humano, produzindo as mais diversas modalidades de lesões.".

    Livro do Professor Genival Veloso de França