Alternativas
Contratos a termo: são acordos privados entre duas empresas ou instituições financeiras para a troca futura de fluxos de caixa, respeitada uma fórmula pré- estabelecida. Podem ser registrados em bolsa para facilitar o uso de garantias quanto ao cumprimento dos itens acordados
Swaps: são acordos de compra e venda de um ativo, a certo preço estabelecido entre as partes, para liquidação em uma data futura específica. Esses contratos são intransferíveis e sua negociação pode ocorrer tanto em mercado de balcão como em bolsa.
Contratos futuros: são acordos privados entre duas partes nas quais os termos dos contratos são negociados. Com um pagamento inicial, a parte compradora da opção tem o direito de comprar ou vender o ativo, em certa data futura, a um preço pré- estabelecido.
Contratos de opções: são acordos nos quais uma parte adquire o direito de comprar (vender) um ativo a um preço pré-estabelecido até certa data futura e a contraparte se obriga a vender (comprar) esse ativo, em troca é com um único pagamento inicial. As opções negociadas em bolsa diferenciam-se das opções flexíveis por possuírem todos os seus termos padronizados, com exceção do preço de compra da opção, denominado prêmio, livremente negociado em bolsa. Como consequência da padronização, as partes envolvidas na negociação conseguem sair de suas posições comprada ou vendida, a qualquer momento, até o vencimento do contrato.
Opções flexíveis: são acordos de compra/venda de um ativo para uma data futura a um preço estabelecido entre as partes quando da negociação. Esses contratos são padronizados em relação à quantidade e qualidade do ativo, formas de liquidação,garantias, prazos de entrega, dentre outros, e têm negociação apenas em bolsa, sendo possível a liquidação do contrato antes do prazo de vencimento.