SóProvas


ID
82138
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a norma específica de instalações elétricas de baixa tensão, as tomadas, de uso geral, devem ser:

Alternativas
Comentários
  • Quando valores precisos não forem conhecidos, a potência atribuída ao ponto de tomada deve seguir um dos seguintes critérios:

    a) Potência ou soma das potências dos equipamentos mais potentes que o ponto pode vir a alimentar; ou

    b) Potência calculada com base na corrente de projeto e na tensão do circuito respectivo;

    c) Os pontos de tomada de uso específico devem ser localizados no máximo a 1,5 m do ponto previsto para a localização do equipamento a ser alimentado

  • GABARITO: A

    @ozemir rodrigues 12 de Maio de 2016, às 09h52

    Creio que o extrato que tiraste da norma trata exclusivamente de TUEs. A questão, no entanto, trata de TUGs. O extrato correto seria o item 9.5.2.2.2 da NBR 5410/05.

     

    A) Perfeito extrato de 9.5.2.2.1: em banheiros, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, próximo ao lavatório, atendidas as restrições de 9.1;

     

    B e C) FALSAS Texto Ok, mas trata de TUEs, que não são objeto da questão.

     

    D) FALSO. Segundo norma supracitada, "em halls de serviço, salas de manutenção e salas de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada de uso geral (...)" Além do que é só comparar com quartos: se um quarto pode ter 1 tomada, por que diabos eu colocaria 3 tomadas em um corredor?! Aliás, nem citado em norma "corredor" é.

     

    E) FALSO. Não fui procurar em norma esse item por serem mais na cara os 2 erros... 1) existem tomadas baixas, a, creio, 30cm do chão, tornando falsa a assertiva "à altura de 1,20 m e, no máximo, 1,8 m" ; 2) TUG não tem equipamento específico a ser utilizado; nada mais razoável, assim, que não haja previsão de local de instalação do equipamento - visto que o local é uma variável do equipamento, que inexiste. Assim também é falsa a assertiva "do local previsto para o equipamento a ser alimentado".