SóProvas


ID
82156
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a norma de Saídas de Emergência em Edificações, tendo em vista a prevenção contra incêndio, considere as afirmativas abaixo.

I. Portas que dividem corredores que constituem rotas de saída, com saída nos dois sentidos, devem abrir no sentido ascendente do corredor.

II. As paredes externas do edifício devem ter resistência ao fogo igual ou superior à da estrutura, resistindo, pelo menos, a 2 h de fogo.

III. Para que as unidades autônomas sejam consideradas isoladas entre si, devem ser separadas entre si e das áreas de uso comum por paredes resistentes a 2 h de fogo, ou ainda, a 6 h de fogo, caso o edifício seja alto (tipo 0).

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • NBR 9077

    4.5.4.5 Se as portas dividem corredores que constituem rotas de saída, devem:

    a) ter condições de reter a fumaça e ser providas de visor transparente de área mínima de 0,07 m2 , com altura mínima de 25 cm;

    b) abrir no sentido do fluxo de saída;

    c) abrir nos dois sentidos, caso o corredor possibilite saída nos dois sentidos

     

    4.5.2.6 Para que um prédio seja classificado em Z - edificações em que a propagação do fogo é difícil - e, portanto, a distância máxima a ser percorrida possa ser maior, é necessário que:

    a) sua estrutura seja de concreto armado ou protendido, calculado e executado conforme NBR 5627;

    b) tenha paredes externas com resistência ao fogo igual ou superior à da estrutura, resistindo, pelo menos, a 2 h de fogo;

    c) tenha isolamento entre pavimentos, o qual é obtido por afastamentos mínimos de 1,20 m entre vergas e peitoris de aberturas situadas em pavimentos consecutivos, com parede ou viga com resistência ao fogo igual à exigida para a laje de entrepiso e nunca inferior a 2 h; esta distância entre aberturas pode ser substituída por aba horizontal que avance 0,90 m da face da edificação, solidária com o entrepiso e com a mesma resistência ao fogo deste;

    d) tenha isolamento entre unidades autônomas, conforme 4.5.2.7.

     

    4.5.2.7 Para que as unidades autônomas sejam consideradas isoladas entre si, devem:

    a) ser separadas entre si e das áreas de uso comum por paredes resistentes a 2 h de fogo; 4 h de fogo se em edifício alto (tipo 0);

    b) ser dotadas de portas resistentes ao fogo quando em comunicação com os acessos;

    c) ter as aberturas situadas em lados opostos de paredes divisórias entre unidades autônomas e afastamentos de 1,00 m entre si; esta distância pode ser substituída por moldura vertical, perpendicular ao plano das aberturas, com 0,50 m de saliência sobre ele e ultrapassando 0,30 m a verga da abertura mais alta;

    d) ter as aberturas situadas em paredes paralelas, perpendiculares ou oblíquas entre si, que pertençam a unidades autônomas distintas; afastamento mínimo de 1,50 m.

     

    *Notas:

    a) Para efeito da aplicação desta seção, são equiparados a unidades autônomas os apartamentos de hotéis, as salas de aulas, as enfermarias e quartos de hospitais, e outros.

    b) Para efeito da aplicação da alínea a, enquanto não houver norma brasileira específica, devem ser adotadas como padrões as paredes de tijolos maciços de meio-tijolo (15 cm) em um tijolo (25 cm) como resistentes a 2 h e 4 h de fogo, respectivamente.

     

  • Nao são 6h e sim 4h para ocupações com mais de 30m de altura ( tipo O)