Tintas Alquídicas
A formação da película ocorre através da reação química da resina com o oxigênio do ar e a evaporação de solventes. São formuladas a partir das resinas alquídicas que são poliésteres, resultantes da reação de alcoóis poliídricos (gliceral, pentaeritritol) com poliácidos ou seus anidridos (anidrido ftálico), modificados com ácidos graxos livres ou presentes nos óleos vegetais.
As tintas alquídicas, conhecidas no mercado como tintas sintéticas, apesar de possuírem resistência química superior as tintas a óleo, também são passiveis de serem saponificadas em meios ou sob condições alcalinas. Portanto, não são recomendadas para atmosferas quimicamente agressivas. Em atmosferas rural, urbana e industrial leve são produtos que apresenta bom desempenho a corrosão.
- Tintas Acrílicas
São obtidas a partir da resina acrílicas que são polímeros obtidos de monômeros de ésteres dos ácidos acrílico e metacrílico, são a base de solventes orgânicos. São mais utilizadas na fabricação de tintas de acabamento, por terem boa resistência à radiação solar, em especial aos raios ultravioleta, proporcionando boa resistência de cor. Em termos de resistência química, elas são resistentes a atmosferas de agressividade média.
Tinta Epóxi ou Epoxídicas
São tintas de alta performance com ótimo relação de custo e beneficio, são fabricadas com a resina epóxi, que são obtidas pela reação entre a epicloridrina e o bisfenol. Estas tintas são fornecidas geralmente em dois componentes, um contendo o pré-polímero epóxi, e o outro, o agente de cura. O principal mecanismo de proteção anticorrosiva das tintas epóxi é a proteção por barreira, porem existe tinta de fundo epóxi que proporciona a proteção por passivação ou inibição anódica e a proteção catódica de acordo com a sua pigmentação.