SóProvas


ID
8221
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas à análise e ao projeto orientados a objetos:

I. O principal propósito do diagrama entidade-relacionamento (E-R) é representar os objetos e suas relações.

II. As tabelas de objetos de dados podem ser "normalizadas", aplicando-se um conjunto de regras de normalização, resultando em um "modelo relacional" para os dados. Uma dessas regras especifica que: determinada instância de um objeto tem um e somente um valor para cada atributo.

III. Um objeto em potencial não poderá ser utilizado ou considerado durante a análise se a informação sobre ele precisar ser lembrada para que o sistema possa funcionar.

IV. Devido à característica da reusabilidade da orientação a objetos, a prototipação é um modelo de desenvolvimento de software que não pode ser considerado nem utilizado na análise orientada a objetos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, a assertiva I - "O principal propósito do diagrama entidade-relacionamento (E-R) é representar os objetos e suas relações." está errada, pois o DER representa as ENTIDADES e seus relacionamentos.

  • Concordo com o Ingo, a questão deveria ser anulada, pois nenhuma alternativa está correta. Desde quando o E-R representa "objetos e suas relações"? Ele representa, como o próprio nome sugere, Entidades e seus Relacionamentos. Será que a banca considera que Objeto é sinônimo de Entidade?

  • O texto abaixo é parcialmente cópia de outro comentário achado aqui no QC e é baseado na sequinte bibliografia:

    KORTH, Henry F., SILBERSCHATZ, Abraham. Sistema de bancos de dados. 3. ed. São Paulo : Makron, 1999.

    DATE, C. J. Introdução a sistemas de bancos de dados. Rio de Janeiro : Campus,1989.

    SETZER, V. W. Banco de dados. 3.ed. São Paulo : Revista Edgard Blucher, 1989.

    ELMASRI R, NAVATHE SB. Fundamentals of database systems. 2nd edition. The Benjamim/ Cummings, 1994.

    DATE, C. J. Bancos de dados: tópicos avançados. Rio de Janeiro : Campus, 1988.

     

    Segundo a referida bibliografia o modelo entidade-relacionamento é um modelo lógico baseado em objetos - o que torna correta a assertiva I. As outras três assertivas se resolve com raciocínio.

     

    Gabarito: d)

     

    Fundamental à estrutura de um banco de dados é o conceito de modelo de dados, uma coleção de ferramentas conceituais para descrição de dados, relacionamentos de dados, semântica de dados e restrições de consistência. Os vários modelos de dados que têm sido propostos dividem-se em três diferentes grupos: modelos lógicos baseados em objetosmodelos lógicos baseados em registros e modelos físicos de dados.

     

    MODELOS LÓGICOS BASEADOS EM OBJETOS

    Modelos lógicos baseados em objetos são usados na descrição de dados nos níveis conceitual e de visões. Eles se caracterizam pelo fato de fornecerem, de modo conveniente, capacidades de estruturação flexíveis e admitirem restrições de dados para serem explicitamente especificados. Existem muitos modelos diferentes e é possível que outros apareçam. Alguns dos mais conhecidos são:

    Modelo entidade-relacionamento;

    Modelo orientado a objetos;

    Modelo binário;

    Modelo semântico de dados;

    Modelo infológico;

    Modelo funcional de dados.

     

    MODELOS LÓGICOS BASEADOS EM REGISTROS

    Modelos lógicos baseados em registro são usados nas descrições de dados nos níveis conceitual e visual. Em comparação com os modelos de dados baseados em objetos, ambos são usados para especificar a estrutura lógica geral do banco de dados e para fornecer uma descrição de alto nível da implementação. Mais conhecidos:

    Modelo Relacional

    Modelo de Redes

    Modelo Hierárquico

     

    MODELOS FÍSICOS DE DADOS

    Os modelos físicos de dados são usados para descrever dados no nível mais baixo. Em comparação com os modelos lógicos de dados, existem poucos modelos físicos em uso. Dois dos mais conhecidos são:

    Modelo unificador (unifying model);

    Estrutura de memória (frame memory).

    Os modelos físicos captam aspectos da implementação de sistemas de bancos de dados.


    Fonte: http://www.ime.usp.br/~andrers/aulas/bd2005-1/aula6.html