SóProvas


ID
822169
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque P se a assertiva estiver relacionada à Pedagogia e a letra A se estiver relacionada à Andragogia.

I. ( ) Os alunos estão dispostos a iniciarem um processo de aprendizagem desde que compreendam a sua utilidade para fazer frente aos problemas reais da vida seja pessoal ou profissional;

II. ( ) A motivação para a aprendizagem é fundamentalmente resultado de estímulos externos ao sujeito;

III. ( ) Os alunos são sensíveis a estímulos da natureza externa como as notas, mas são os fatores de ordem interna que os motivam para a aprendizagem;

IV. ( ) A aprendizagem é encarada como um processo de conhecimento sobre um determinado tema;

V. ( ) Sua experiência constitui o recurso mais rico para as suas próprias aprendizagens;

A sequência crescente CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Malcom Knowles, aborda comparativamente:


    Modelo Pedagógico
     Papel
da
    Experiência
    A experiência daquele que aprende é considerada de pouca utilidade. O que é importante, pelo contrário, é a experiência do professor.Os adultos são portadores de uma experiência que os distingue das crianças e dos jovens. Em numerosas situações de formação, são os próprios adultos com a sua experiência que constituem o recurso mais rico para as suas próprias aprendizagens.
    Vontade
de
    Aprender
    A disposição para aprender aquilo que o professor ensina tem como fundamento critérios e objetivos internos à lógica escolar, ou seja, a finalidade de obter êxito e progredir em termos escolares.Os adultos estão dispostos a iniciar um processo de aprendizagem desde que compreendam a sua utilidade para melhor afrontar problemas reais da sua vida pessoal e profissional.
    Orientação
da
    Aprendizagem
    A aprendizagem é encarada como um processo de conhecimento sobre um determinado tema. Isto significa que é dominante a lógica centrada nos conteúdos, e não nos problemas.Nos adultos a aprendizagem é orientada para a resolução de problemas e tarefas com que se confrontam na sua vida cotidiana (o que desaconselha uma lógica centrada nos conteúdos)
    MotivaçãoA motivação para a aprendizagem é fundamentalmente resultado de estímulos externos ao sujeito, como é o caso das classificações escolares e das apreciações do professor.Os adultos são sensíveis a estímulos da natureza externa (notas, etc), mas são os fatores de ordem interna que motivam o adulto para a aprendizagem (satisfação, auto-estima, qualidade de vida,, etc)

    Fonte: http://ferdantas.wordpress.com/2009/05/11/pedagogia-x-andragogia-%E2%80%93-comparacoes/