SóProvas


ID
822475
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao examinar um paciente, o perito encontra uma ferida em região peitoral com formato de dois semiarcos, de concavidades voltadas uma para a outra, mostrando equimoses periféricas, de profundidades variáveis e laceração tecidual. O perito conclui que se trata de mordedura. As feridas produzidas por mordedura causada pela arcada dentária humana se classificam como:

Alternativas
Comentários
  • Lesões produzidas por ação corto-contundente  são fenômentos produzidos por instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja. Sua ação tanto se faz pelo deslizamento, pela percussão, como pela pressão.

    São exemplos desse tipo de instrumento:a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina,a serra elétrica, as rodas de um trem, a tesoura, as unhas e os dentes. As lesões verificadas por essa forma de energia são chamadas corto-contusas.

    Ou seja, a ação é corto-contundente...mas a lesão é corto-contusa.

    Avante!
  • A - incorreta. Instrumentos perfurocontundentes são aqueles que produzem as denominadas lesoes perfurocontusas. Ex. ação dos projeteis de armas de fogo.

    B - incorreta. Intrumentos contundentes ferem por pressão, deslizamento ou ambos os mecanismos. Ex. :socos, pauladas, pedradas, etc. 

    D - incorreta. Instrumentos perfurocortantes são aqueles que apresentam uma ponta e um ou dois gumes e causam lesões perfuroincisas. Ex. punhal, faca.

    E - incorreta. Corto-contundente  é o nome do instrumento e não da ferida. A ferida ocasionada pela ação da arcada dentaria (machado,  denomina-se corto-contusa (letra C- correta);
  • AMIGOS, O GABARITO DESTA QUESTÃO FOI SURPREENDENTEMENTE ALTERADO PARA A LETRA e), ou seja, o correto seria corto-contundente...

    BAIXEM A PROVA E O GABARITO DO CONCURSO FUNCAB - 2012, ESTÁ DISPONÍVEL AQUI NO SITE DO QUESTÕES DE CONCURSOS, PORÉM, AQUI NA ÁREA DE QUESTÕES AINDA CONSTA O GABARITO REJEITADO PELA BANCA, OU SEJA, LETRA c)

    EU SEI... TAMBÉM NÃO CONCORDO COM A "RETIFICAÇÃO" FEITA PELA BANCA, MAS...

    DEUS NOS ABENÇOE.

  • Pessoal realmente a banca alterou o gabarito para a letra "e", isto é um absurdo pois a questão pergunda sobre as feridas e corto-contundente é instrumento.
  • CONTUNDENTE é o instrumento!

    CONTUSA é a ferida!!

  • Instumentos cortocontundentes             --->      produzem feridas cortocontusas.

    Opção c

  • A lesão é corto-contusa. corto-contundente é o instrumento.


    Medir conhecimento que é bom a banca não faz, mas pegadinha do malandro...

  • Corto-contusa é o tipo de ferimento causado por um instrumento corto-contuso.

     

    Gabarito: "C"

  • Tudo que acabar em -NTE é INSTRUMENTO! Corto-contundeNTE = instrumento; Corto-Consuta= lesão

  • Não acredito q errei essa.. pegadinha

  • Gabarito letra C. Fiquem atentos que o examinador mencionou "feridas" e não "instrumentos". Assim, o dano corto-contundente far-se-á com as feridas incisas e com feridas contusas, como por exemplo: machados, mordidas, foices e outros, causando uma ferida corto-contusa.

     

    Fonte: Material do Estratégia.

  • CAÍ NESSE PEGUINHA, Não erro mais, Segundo Croce, Delton Jr. (in Manual de medicina legal— 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012. P. 293)

     

    Classificação dos instrumentos mecânicos

     


    Segundo o contato, o modo de ação e as características que imprimem às lesões, classificam-se os instrumentos mecânicos em: cortantes, contundentes, cortocontundentes, perfurantes, perfurocortantes e perfurocontundentes. Destarte, eles produzem, respectivamente, feridas incisas, contusas (e contusões), punctórias, perfuroincisas, cortocontusas e perfurocontusas.
     

    Não existem instrumentos dilacerantes, contusodilacerantes, perfurodilacerantes, cortodilacerantes; dessa forma, não há de falar o perito em feridas dilacerantes, contusodilacerantes, perfurodilacerantes, cortodilacerantes, teoricamente produzidas por esses inexistentes instrumentos.
    Desse modo, ferimento lacerocontuso nada mais é que solução de continuidade em meio a uma ação contundente, ou seja, ferida contusa.” (Grifamos)

  • A feridA corto-contusA

  • Lesões cortocuntusas, produzidas por instrumento CORTOCONTUNDENTE. Se a mordida for de humanos, apresentará vestígios de sucção.

  • CORTOCONTUDENTE É O INSTRUMENTO

    CORTOCONTUSA É A LESÃO

    Existe um debate na doutrina acerca da impropriedade na utilização de alguns termos que se relacionam com o instrumento utilizado e a lesão provocada.

    Nestes termos, as feridas provocadas por deslizamento do instrumento cortante são chamadas de feridas incisas. Essa é a nomenclatura usada por Hygino Carvalho Hércules. No entanto, Genival Veloso de França denomina de lesão cortante. Ressalta-se que a doutrina amplamente majoritária (Neusa Bittar) adota a nomenclatura “lesão incisa”.