-
CORRETA letra B
De forma singela:
esquartejamento: dividir o corpo em 4 pedaços
esgorjamento:lesão incisa na parte anterior do pescoço
Decapitação: arrancar-se a cabeça do corpo
Vitrolagem: arremesso de acido sobre a vítima
espojamento:se não me engano é se dividir o corpo em mais de 4 pedaços.
-
Na verdade a palavra certa é espostejamento que significa separar em postas, ou seja, vários pedaços como ocorrem em explosões!!!
-
Percebe-se que ha um erro nesta questão,
a questão fala: Um cadáver encontrado próximo à linha férrea apresenta desarticulação de todos os membros, além de separação do corpo da cabeça.
Ou seja, membros: Braços- 2 pernas- 2 total de quatro. porem ainda sobra o tronco, restando o corpo dividido em 5 partes mais a decaptação.
no total o corpo foi dividido em 6 partes descartando a hipotese de ser esquartejamento.
logo a resposta correta seria a letra: e
-
Mas França usa o termo esquartejamento para se referir a desarticulação dos membros do corpo do ser humano.
-
De modo geral, esquartejamento é a secção do corpo em vários segmentos. Há quem entenda que é a divisão em até 4 partes. Mas acredito que, em medicina legal, a diferença entre espojamento e esquartejamento é que este último é baseado em limites anatômicos, por amputação ou desarticulação, enquanto espostejamento se trata da separação em partes desiguais.
-
Resposta letra B
Vejamos...
A questão trata de "Um cadáver encontrado próximo à linha férrea apresenta desarticulação de todos os membros, além de separação do corpo da cabeça. Entendi que, a palavra DESARTICULAÇÃO esta dentro do conjunto das lesões produzidas por ação cortante. "dividir o corpo em partes (quartos), por amputação ou desarticulação, quase sempre como modalidade de o autor livrar-se criminosamente do cadáver.
ESPOSTEJAMENTO - Conjunto de lesões pela redução do corpo a FRAGMENTOS DIVERSOS e irregulares, mais comuns nas mortes por acidentes ferroviários.
Conclui-se que.
A DESARTICULAÇÃO = DIVIDIR O CORPO EM PARTES, FORMA REGULAR
FRAGMENTOS DIVERSOS = DIVIDIDO O CORPO EM PARTES DE FORMA IRREGULAR
FRANÇA, nova edição.
Tb errei a questão...
Um grande abraço.
-
ESQUARTEJAMENTO ---> DESARTICULAÇÃO OU AMPUTAÇÃO
-
Esquartejar - A separação por desarticulação ou amputação do corpo em quatro partes, quais sejam: cabeça, tronco e membros (pernas (membros inferiores) e braços (membros superiores). A proximidade da linha férrea era a pegadinha para pensar em espostejamento.
-
E ai pessoal, questão complicada.
O pega esta no texto "próximo à linha férrea", então a linha férrea não esta relacionada com o corpo.NÃO existindo o atropelamento.
A questão sita a desarticulação caracterizando o ESQUARTEJAMENTO.
Definição de ESPOSTEJAMENTO " Lesões representadas pela redução do corpo a fragmentos diversos e irregulares, mais comuns nas mortes por acidentes ferrovários." França 9º edição pág.117.
-
esquartejar é dividir o corpo em 4 pedaços
espostejar é dividi lo em mais de 4
-
Esquartejamento= Respeita as articulações;
Espostejamento= Não respeita as articulações, corta as partes do corpo em POSTAS.
-
A questão é muito simples. Tem que se entender a cena do crime. Sim, é um crime. Não foi o trem que atingiu a vitima, esta foi morta, esquartejada e decapitada.
Se fosse um acidente de trem ai poderia haver o espojamento, uma vez que o impacto framentaria a vitima em varios pedaços irregulares.
-
Questão dá margem para mais de uma resposta. Deveria ter sido anulada.
-
LESÕES ESPOJETAMENTO = VÁRIOS FRAGMENTOS
Ex.: DONO DA PIPOCA YOKI
ESPOSTEJAMENTO - Conjunto de lesões pela redução do corpo a FRAGMENTOS DIVERSOS e irregulares, mais comuns nas mortes por acidentes ferroviários.
EMPALAMENTO = INTRODUZ UMA MADEIRA NO ÂNUS ou UMBIGO
DECAPITAÇÃO = separação da cabeça DO CORPO.
ESGORJAMENTO = PARTE DA LARINGE. NA FRENTE PESCOÇO
DEGOLAMENTO = PARTE DA NUCA, ATRÁS DO PESCOÇO
ESCARTEJAMENTO = DIVIDIR O CORPO EM QUATRO PARTES
ENCRAVAMENTO = PENETRAR OBJETO AFIADO
ARRANCAMENTO = LESÃO CONTUSA.
ESMAGAMENTO: VERDADEIRA TRITURAÇÃO DO PLANO ÓSSEO
-
Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 252):
Dentro do conjunto das lesões produzidas por ação cortante, existe o que se chama de esquartejamento, traduzido pelo ato de dividir o corpo em partes (quartos), por amputação ou desarticulação, quase sempre como modalidade de o autor livrar-se criminosamente do cadáver ou impedir sua identificação (Figura 4.4 A).
(...)
A decapitação é também de ocorrência rara e se traduz pela separação da cabeça do corpo e pode ser oriunda de outras formas de ação além da cortante. Sua etiologia pode ser acidental ou homicida e, mais raramente, suicida. Observam-se com mais frequência as decapitações depois da morte, como forma de prejudicar a identificação da vítima (Figura 4.5 A).” (Grifamos)
FOTO, IMAGEM FORTE:
http://www.malthus.com.br/mg_imagem_zoom.asp?id=1727
-
espoSTEjamento existe, esPOjamento não
-
ESQUARTEJAMENTO: Divisão do corpo em 4 partes! Em nenhum momento o enunciado nos fornece tal informação, de extrema RELEVÂNCIA.
Questão mal elaborada.