SóProvas


ID
822544
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na demonstração pericial de conjunção carnal, até quanto tempo após a deposição podem ser identificados espermatozoides na cavidade vaginal, em um esfregaço corado?

Alternativas
Comentários
  • Haja visto o perído de sobrevida do espermatozóide ser de 72h, pode haver a variação para mais ou menos, pois o ambiente interno vaginal propicia, fato que pode ser desconsiderado se for a parte externa da vagina que possui Ph ácido.
  • Os espermatozóides mais poderosos sobrevivem até cinco dias, mas a média de sobrevivência é de 48 a 72 horas depois da ejaculação. Essa sobrevida significa que dá, sim, para uma garota engravidar mesmo fora do período fértil. Se ela transar dois ou três dias antes da ovulação, pode rolar a fecundação. "Os espermatozóides que sobrevivem por mais tempo são os que carregam cromossomos X - se eles fecundarem um óvulo, dão origem a uma menina. Eles são mais lentos e economizam energia. Já os espermatozóides Y - que dão origem a meninos - são mais rapidinhos, gastam muita energia e vivem menos", diz Carolina Carvalho, ginecologista da Unifesp.

    Fonte: 
    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quanto-tempo-um-espermatozoide-sobrevive-dentro-do-corpo-da-mulher
  • O correto seria até 3 dias, ou seja, 72 horas

  • Também aprendi que eram 72 horas, mas dependendo da situação climática de determinada vagina, poderá o tempo estender...

  • "[...] A mulher também possui fosfotase ácida, só que em quantidade bem menor que a do homem. A reação de Walker examina a concentração da substância. Se tiver em torno de 250-300 UI por ml do material sob exame, permite concluir pela fosfotase ácida masculina (prostática). [...] De acordo com a literatura médico-legal, assevera-se que o exame pode ser feito com sucesso até 04 dias após a ejaculação intravaginal. Sendo importante lembrar que a pequena quantidade eventualmente encontrada não exclui a hipótese de conjunção carnal".

     

    Coleção Sinopses para concursos - Medicina Legal  (Vol.41) - Wilson Luiz Palermo - Editora Juspodivm - 2016

  • SÊMEN pode ser detectado até 72 horas após a agressão, graças a um teste chamado LÂMPADA DE WOOD que emite luz ultra violeta filtrada, e libera apenas reações entre 330 e 400nm, sensibilizando certas substâncias que emitem fluorescência, o sêmen é uma delas.

    - Sobrevivem até 72 horas. Mas podem estar mortos e serem encontrados após isso.