SóProvas


ID
822670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O uso da informação por meio de infraestruturas computacionais
apoiadas por redes de computadores de alta velocidade
revolucionou o cenário das tecnologias da informação. A realização
diária de muitas atividades depende, cada vez mais, das tecnologias
da informação. Tendo essas informações como referência inicial,
julgue os itens a seguir.

A computação em nuvem é uma ferramenta de compartilhamento de capacidade de processamento de memória para acesso, via Internet, a um grande volume de informações disponíveis em locais remotos, previamente mapeados e independentes de plataformas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo.

    O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. [1]

    O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.[2] O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas 

  • A computação em nuvem é uma ferramenta de compartilhamento de capacidade de processamento de memória para acesso, via Internet, a um grande volume de informações disponíveis em locais remotos, previamente mapeados e independentes de plataformas.
    Assertiva correta. A chamada computação nas nuvens nada mais é que a utilização de aplicativos na Internet ao invés do computador local. Em outras palavras, ao invés de utilizar um programa em seu computador para tratar dos seus e-mails, pode-se fazer uso do Hotmail ou Gmail que são chamados de Webmails. Ao invés de se utilizar um aplicativo de escritórios como o Microsoft Office que é instalado em seu computador, utilizar algum software online como por exemplo o Google Docs. Assim por diante, a computação nas nuvens é a substituição do armazenamento e processamento local para o da Internet. Nesse caso, internet é sinônimo de local remoto por que os softwares e informações não estão em nossos computadores, mas em outro lugar: a Internet. Além disso, são previamente mapeados por que já existe um endereço para acessor, por exemplo: www.hotmail.com.
  • CERTO

    Cloud  Computing,  computação  em  nuvem,  é  um  conceito  criado  para definir como os serviços de TI (Tecnologia da Informação) irão ser entregues aos clientes. Diariamente vê-se a Internet transformada numa plataforma completa  de  aplicações,  alterando  o  modo  com  que  as  pessoas  acessam suas informações sem necessitar instalar softwares - a única necessidade será uma  conexão  de  banda  larga  com  a  Internet,  transformando  o  micro  do usuário em terminais.

    Computação  em  Nuvem  surgiu  com  o  objetivo  de  suprir  a  necessidade  de compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas. Para isso  faz  uso  da  Internet  como  meio  de  comunicação.  O  usuário  não  fica mais preso a um hardware ou software específico, ela cria a possibilidade de acesso às informações em qualquer hora e lugar, através da Internet.

    Para  Rydlewski  (2009)  a  “nuvem”  é  um  espaço  de  processamento  e armazenamento  de  dados  que  não  depende  de  nenhuma  máquina específica  para  existir.  Ela  vai  mudar  a  economia  e  o  cotidiano  e  permitir que qualquer objeto esteja ligado à Internet. 

    Segundo  Santos  e  Meneses  (2009) computação  em  nuvem  diz  respeito  ao estudo  de  um  modelo  de  computação  em  que  produtos  e  serviços residem  em  grandes  servidores  virtuais,  bem  como  todo  o  aparato tecnológico de infraestrutura e segurança garantindo a sua utilização.

    Fiquem com Deus e bons estudos.
  • Olá colegas,
    Vamos seguir os exemplo de Paulo e Thais,
    É sempre importante citar a fonte... refiro-me a comentários extraídos de algum site na net.
    Bons estudos!
  • O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. [1]

    O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.[2] O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.[3]

    Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
     


  • pessoal me ajudem....
    o texto todo eu entendi, no entanto, fiquei com uma pequena dúvida no termo
    independente de plataforma....

    esta plataforma são dos computadores que recebem o serviço???
    ficarei grato se alguem responder e colar o comentario nos meus recados

    fé e força
  • Questão anulada. Justificativa:


    A utilização dos termos “processamento” e “independentes de plataforma” prejudicou o julgamento objetivo do item, motivo pelo qual se opta por sua anulação.


    Questão 40

    http://www.cespe.unb.br/concursos/PC_AL_12/arquivos/JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
  • Que bom que você disse que foi anulada, porque tinha ficado confusa.

    Afinal, precisa-se de plataforma para ter acesso à nuvem, o que não faz diferença é o tipo da plataforma: PC, iPhone... não é?!  :)
  • A questão foi anulada pelo fato de estar mal-formulado o último trecho:

    "...independentes de plataformas." - sugere que não é necessário nenhum tipo de plataforma. (o que seria impossível, a menos que se acesse por pensamento...)

    o certo seria:

    "...independente do TIPO de plataformas." - ou seja, este sistema permite que se utilizem os mais variados tipos de plataformas. (seja PC, smatphone, IPad, etc.)
  • Realmente ficou muito mal escrito o enunciado. Às vezes parece que ninguém revisa quando elabora essas provas. Ou então fazem isso de propósito.
  • Ao resolver a questão fiquei imaginando como acessar a grande nuvem sem o uso de plataforma. Como a questão havia sido anulada, levei um susto quando me deparei com os primeiros comentários dizendo que estava CERTO.
    A questão é mesmo ambígua, pois a minha interpretação, provavelmente, foi diferente daquela que os primeiros colegas tiveram. Que bom que a CESPE teve bom senso e anulou, porque ultimamente tem sido pior do que criança pequena. 
    Por link a seguir é possível ter uma ideia bem legal do PAAS (plataforma), IAAS (infraestrutura) e SAAS (aplicativos/software) , mas como a imagem é muito grande, colarei apenas o endereço da imagem:
     http://nuvendigital.com/wp-content/uploads/2012/05/cloudcomputing-947x1024.jpg

    Segue uma imagem ilustrativa do acesso à nuvem por diferentes plataformas:
  • ALGUÉM ME RESPONDE POR FAVOR: PARA ACESSO À NUVEM É SEMPRE NECESSÁIRO ACESSO À INTERNET? E NO CASO DE UMA NUVEM PRIVADA, NÃO BASTARIA ACESSO À INTRANET, POR EXEMPLO? OBRIGADA GENTE

  • Gabarito: Certo (questão anulada)

    "A computação em nuvem é uma ferramenta de compartilhamento de capacidade de processamento de memória para acesso, via Internet, a um grande volume de informações disponíveis em locais remotos, previamente mapeados e independentes de plataformas."

    Outras questões (CESPE)

    () SEFAZ/18

    "Computação em nuvem correspondente ao conceito de entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de tecnologia da informação por meio de uma plataforma de serviços via Internet."

    CESPE/19/PF/CERTA ()

    "A computação em nuvem do tipo software as a service (SaaS) possibilita que o usuário acesse aplicativos e serviços de qualquer local usando um computador conectado à Internet."