SóProvas


ID
823786
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Senado do Paraguai rejeitou nesta quinta-feira o pedido de entrada da Venezuela no Mercosul, quase dois meses depois de o grupo ter suspendido o país, (...), e autorizado a adesão plena do país caribenho, que foi concretizada no dia 31 de julho. (http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/ senado-do-paraguai-rejeita-..., 20.08.2012

O Mercosul suspendeu o Paraguai

Alternativas
Comentários
  • Mercosul suspende Paraguai até novas eleições e incorpora Venezuela 

    O Paraguai já havia sido excluído desse encontro, como foi anunciado logo após os questionamentos do bloco sobre o impeachment relâmpago do presidente Fernando Lugo.

    Jornal do Brasil
  • O Paraguai que não aceitava a entrada da Venezuela no Mercosul, não pode fazer nada , pois os outros integrantes ( Brasil, Argentina e Uruguai) aproveitaram a suspensão do Paraguai para aprovar a entrada de Venezuela, uma vez que a entrada neste grupo deve ter o apoio de todos os paises membros. Agora a Venezuela faz parte dos países membros 

    Estados associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru .

    Estado observador: México
    Fonte: http://neccint.wordpress.com/direito-internacional/arena-de-ideias/mercosul/mercosul-membros/

  • Gabarito: C

    O que aconteceu:




    Qual foi a reação:


    Medida tomada pelo Mercosul




    Como está a situação "hoje":

    Mercosul abordará entrada da Venezuela, mas não a suspensão do Paraguai

    05 de dezembro de 2012  18h52

    A cúpula que os presidentes dos países do Mercosul realizarão na sexta-feira em Brasília abordará o processo de incorporação da Venezuela e a possível entrada de Bolívia e Equador, mas não a situação do Paraguai, suspenso provisoriamente do bloco.

  • "“A partir de hoje entramos em um novo período de aceleração da história que estamos construindo, de mudanças históricas, políticas e geográficas", afirmou o venezuelano.

    A reunião, convocada em caráter extraordinário, ocorre sem a presença do Paraguai, suspenso pelo bloco após a destituição de seu presidente Fernando Lugo, em junho. Pleiteada desde 2006, a entrada da Venezuela dependia apenas de aprovação do Congresso paraguaio.

    Com a suspensão, abriu-se uma brecha para incorporar Caracas na última cúpula do bloco, em junho. O Paraguai, no entanto, estuda formas de contestar o ingresso venezuelano.

    Nesta terça-feira, o presidente Federico Franco afirmou que a adesão voltará a ser analisada pelo Congresso paraguaio, que poderá aceitá-la ou rechaçá-la.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/07/120731_mercosul_venezuela_jf.shtml

    Bons estudos!
     

  • "O Senado do Paraguai rejeitou nesta quinta-feira o pedido de entrada da Venezuela no Mercosul, quase dois meses depois de o grupo ter suspendido o país, por considerar que houve quebra de regras democráticas na destitução do ex-presidente Fernando Lugo em um processo que durou menos de 24 horas, e autorizado a adesão plena do país caribenho, que foi concretizada no dia 31 de julho."

    Gabarito: C. 

    http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/senado-do-paraguai-rejeita-pedido-de-entrada-da-venezuela-no-mercosul