SóProvas


ID
823795
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

 [Julian] Assange está na embaixada equatoriana em Londres desde 19 de junho. De nacionalidade australiana, ele recebeu asilo diplomático do Equador em 16 de agosto para evitar sua extradição à Suécia, onde irá responder a acusações de agressão sexual que ele nega ter cometido. (...) O criador do WikiLeaks teme que da Suécia ele possa ser extraditado aos Estados Unidos, onde é investigado por (...). (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/08/reino-un..., 26.08.2012. Adaptado)

Nos Estados Unidos, o australiano é investigado por

Alternativas
Comentários
  • Ocoreu em 2010, após o vazamento da vasta massa de documentos sobre possíveis crimes de guerra cometidos na Guerra do Afeganistão e na Guerra do Iraque pelo Exército dos Estados Unidos
  • As atividades da WikiLeaks tiveram enorme repercussão mundial após a divulgação de uma grande massa de documentos secretos doexército dos Estados Unidos, reportando a morte de milhares de civis no guerra do Afeganistão por militares norte-americanos. Julian Assange, o fundador da WikiLeaks, vazou parte dos quase 92 mil documentos recebidos de um colaborador para The New York TimesThe Guardian e Der Spiegel e depois publicou-os na Internet. Os relatórios abrangem o período de janeiro de 2004 a dezembro de 2009.

    Assange defendeu a confiabilidade do material vazado sobre o conflito e disse que os documentos contêm evidências de que crimes de guerra foram cometidos por tropas de diversas nacionalidades, em especial pelas forças estadunidenses, durante a ocupação militar doAfeganistão.

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/WikiLeaks

    Bons estudos

     

  • GABARITO: A

    ESTE É O JULIAN ASSAGE- CRIADOR DO SITE WIKILAKS

  • Entenda o caso


    1. • Julian Assange é acusado de agressão sexual por duas mulheres da Suécia, mas nega os crimes, diz que as relações foram consensuais e que é vítima de perseguição.
    2. • Ele foi detido em 7 de dezembro de 2010, pouco depois que o site Wikileaks, do qual é o proprietário, divulgou milhares de documentos confidenciais da diplomacia americana que revelam métodos e práticas questionáveis de muitos governos - causando constrangimentos aos EUA.
    3. • O australiano estava em prisão domiciliar na Grã-Bretanha, até que em maio de 2012 a Justiça determinou sua extradição à Suécia; desde então, ele busca meios jurídicos para ter o caso reavaliado, com medo de que Estocolmo o envie aos EUA
    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/assange-anuncia-que-publicara-mais-documentos-secretos-em-2013

    Bons estudos!