SóProvas


ID
825184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere a conceitos básicos relacionados à informática
e modos de utilização das tecnologias, julgue os itens a seguir.

O fabricante de dispositivo de E/S deve fornecer um driver de dispositivo (device driver) específico para cada sistema operacional a que dá suporte.

Alternativas
Comentários
  • Dispositivo E/S são dispositivos de entrada e saída.
  • Gabarito: certo.
    O que é um driver?

    Um driver é um software que permite que o computador se comunique com o hardware ou com os dispositivos. Sem um software de driver, o hardware conectado —por exemplo, uma placa de vídeo ou impressora— não funcionará corretamente.

    Os drivers são entregues, na maior parte das vezes, com o Windows, podendo ser encontrados no Windows Update, no Painel de controle e por meio da verificação de atualizações. Se o Windows não tiver o driver necessário, verifique o disco que veio com o hardware ou dispositivo que deseja usar, ou acesse o site do fabricante.

    Um driver é um pequeno programa que permite ao dispositivo de hardware se comunicar com o computador

    Bons estudos.
  • Complementando:

    Dispositivos de saída são os que apenas recebem dados enviados pelo computador. Eles não enviam dados ao computador.

    Ex: Impressoras, monitor, caixas de som, fones de ouvido, gravadores de CD etc...

    Dispositivos de saída são os que apenas enviam dados ao computador. Eles não recebem dados do computador.
    Ex: microfone, teclado, scanner, mouse, webcam, leitores de CD , etc...

    Os dispositivos de entrada e saída são os que recebem e também enviam dados ao computador.

    Ex: Pen drive, HDs, drive de disquete, monitores touch screen , etc...
    Obs: Nem sempre um dispositivo USB é de entrada e saída. Exemplo disso são as webcams e alguns mouses USB.

    Bons estudos.
  • driver de dispositivo ou controlador de dispositivo funciona como uma espécie de tradutor entre o dispositivo, uma placa de vídeo por exemplo e o sistema operacional ou programas que o estejam utilizando. Em geral existe uma versão diferente do driver para cada sistema operacional.
  • Dica CESPE: não tem nenhuma negação, nenhuma restrição e não compara menosprezando nenhuma das partes... está correta.
  • ...de E/S DEVE fornecer...
    Um monitor é um dispositivo de saida que não exige um driver. Então CESPE? qual é o erro ao marcar que está ERRADO? Aiai CESPE, só te conhecendo mesmo...

  • Concordo com o colega acima

    mouse, teclado e monitor são, por exemplo, dispositivos que não necessitam de driver...

    alguém poderia esclarecer?
  • Há 3 tipos de dispositivos: 
    Só de entrada
    Só de saída
    De entrada e saída

    A questão refere-se a dispositivo de entrada e saída (simultaneamente).

    Os dispositivos de entrada e saída são os que além de receber também enviam dados ao computador.

    São exemplos de 
    dispositivos de entrada e saída: drive de cd, drive de dvd, hd, pen drive, placa de modem, placa de rede, monitor touch screen, etc...

    Os monitores comuns são dispositivos apenas de saída. Já o mouse e o teclado são dispositivos apenas de entrada.

     

  • Respondendo o Vitor e Lucas:

    TODOS os dispositivos de hardware necessitam de uma driver para funcionar corretamente em determinado Sistema Operacional.

    O que acontece é que nos Sistemas Operacionais modernos já existe uma grande variedade de drivers incluídos no próprio sistema.

    Quando você conecta um novo dispositivo de hardware no PC, você pode instalá-lo a partir do driver disponibilizado pelo fabricante, o próprio sistema identifica e instala o driver correto que consta em seu "banco de dados de drivers", ou ainda pode acontecer de ser instalado um driver "genérico", o que faz com que o dispositivo funcione, mas com algumas funcionalidades não habilitadas.

    Bons estudos! 
  • eu errei a questão quanto a segunda parte: "específicos para cada sistema operacional a que dá suporte".
    Pesquisei e achei isso:
    "Os drivers estão sempre ligados a um hardware e são específicos para cada Sistema Operacional".
  • Preciso instalar um drive ou um driver? Fala-se drive ou driver de CD?

    Ironicamente, o seu computador não sobrevive sem nenhum deles. Então, para evitar confusão, o primeiro grande ponto a ser observado é que os drives estão relacionados ao hardware, enquanto os drivers são softwares que permitem o funcionamento e comunicação dos dispositivos junto ao computador.



    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/driver/10909-qual-a-diferenca-entre-drive-e-driver-.htm#ixzz2XfQujVme
  • Todo Hardware(DRIVE) precisa de um software (DRIVER) para funcionar.
  • Repondendo nara livia

    Não necessariamente E/S é exclusivamente a dispositivos de entrada e saída simultaneamente. 

    Quando se fala em E/S significa que está se referindo a qualquer dispositivo de entrada ou de saida.

    saiba mais aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Entrada/sa%C3%ADda

  • Salvo engano, um dos grandes problemas das atualizações constantes dos sistemas operacionais windows são as incompatibilidades que surgem entre os periféricos antigos em uso com as novas versões do referido sistema operacional.

  • Só pra constar: o cara poderia ter escrito "entrada" e "saída" ao invés de colocar essa abreviação... aff, eles fazem tudo para dificultar e mais um pouco.

  • Gabarito. Correto.

    é o driver que vai facilitar o funcionamento correto entre hardware e software.

  • Camila, E/S  significa:Entrada e Saída

  • Driver ---> software


    Drive ---> hardware

  • Errei essa questão por pensar demais. Não é obrigatório fornecer um driver para cada sistema operacional, pois muitos deles compartilham o mesmo driver. Pensei assim e errei. Meu pensamento está de todo errado? Alguém pode me ajudar?

  • Ao meu ver, entendo que esta questão maldosa, poderia ser discutível. De fato ela explora o significado de DRIVE e DRIVER, sendo o primeiro dispositivos de entrada e saída ou apenas de entra ou saída Ex.: drive de cd, drive de dvd, drive de disket, e o segundo refere-se ao software responsável por instruir o sistema operacional a usar o dispositivo instalado. É nesse ponto que a CESP dificulta a acertiva, quando afirma que o fornecedor deve fornecer um driver para cada sistema operacional. Para responder esta questão você deve ser racional, pois se divagar muito nas entranhas da informática vai se complicar. O driver de fato é para instruir o sistema operacional, mas o fabricante pode desenvolver um driver (software) compatível com os principais sistemas operacionais do mercado (Windows, Linux, Mac OS). Ou seja, em um único programa ele instrui vários sistemas operacionais. Mas hoje, dependendo do dispositivo o driver deve ser direcionado especificamente para o sistema operacional, pois seu desempenho poderá ser comprometido se não for compatível.

  • Prezados,

    O sistema operacional para se comunicar com algum dispositivo externo ele tem que saber como esse dispositivo funciona. Essa informações estão contidas no Driver do dispositivo, que é desenvolvido pelo fabricante para cada sistema operacional.

    Portanto questão correta.


    RESPOSTA: CERTO
  • E/S ou I/O = dispositivos de entrada e saída. .

    Um DRIVER é um programa,necessário ao funcionamento de um item de HARDWARE .Um modem precisa de seu driver para funcionar,uma placa de vídeo tem seu driver,uma placa de som também precisa de um driver.E assim em diante. Portanto um DRIVER é um SOFTWARE que faz o componente físico funcionar.

  • Certo, por exemplo, quando entramos no site do fabricante para baixar algum driver específico, aquele nos faz a seguinte indagação: Qual o sistema operacional?

  • Criou um dispositivo... fazer um driveR para Windows 7, um para Windows 8, um para Linux, um para MAC e por aí vai. Exemplo: se não disponibilizarem driveR para Linux, o dispositivo não vai funcionar neste S.O..

  • Os dispositivos de entrada e saída ligados ao computador são gerenciados pelo sistema operacional. Cada um desses dispositivos e/s precisam de um código específico (driver do dispositivo) para controlá-lo. Portanto, cada  tipo de dispositivo requer um driver  apropriado.


    Driver do dispositivo- Responsável por implementar as rotinas necessárias ao acesso e à gerência de um dispositivo específico.


  • Apenas complementando os comentários dos colegas: 



    Drive (sem R) - é Hardware, é equipamento, geralmente de leitura e gravação. Ex: Drive de CD/DVD.



    DriveR - é Software, uma espécie de programa de instalação.



    Meu bizu: eu relacionei o DRIVER com o seu significado em inglês, motorista, ou seja, aquele que dirige, guia, da mesma forma que o programa vai auxiliar, possibilitar a instalação de um dispositivo.



    Espero ter ajudado, bons estudos!!

  • Correta! Não só pelo sistema operacional, mas também pela funcionalidade dos aplicativos.

  • Certa.

    “O que são?

    Drivers são pequenos programas que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o Hardware. Temos como exemplos de Hardware (impressora, mouse, placas de vídeo e rede,som, monitor, pen-drives, etc...) e exemplos de Sistemas Operacionais (Windows, Linux, Ubuntu, MS-DOS, Unix, FreeBSD, OSX, etc...). O Sistema Operacional na sua máquina recebe as instruções contidas no driver, processa-as e, a partir daí, sabe como fazer para se comunicar com o Hardware. Tendo como exemplo a impressora, ao instalar o Driver (etapa em que vemos em outro artigo), seu Sistema Operacional passa a saber em que porta ela se localiza, se ela está ou não ligada, se possui papel, de que forma os dados a serem impressos chegarão até ela, se a impressão é em preto ou colorida, entre outras coisas. Então, podemos afirmar que sem o Driver, nenhum Hardware poderá funcionar, pois sem ele não haveria comunicação entre os equipamentos”. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Driver_de_dispositivo

    “Drivers no Linux X Drivers no Windows

    Enquanto no Windows, os drivers são desenvolvidos pelos próprios fabricantes do dispositivo, precisando ser instalados manualmente e seguindo de um processo de reboot do sistema. Em ambientes GNU/Linux, a instalação dos "drivers" são incorporados diretamente ao Kernel e vêm pré-instalados no sistema.

    Formas de instalação

    Em Windows, esses drivers são desenvolvidos pelos fabricantes do dispositivo. É criado um arquivo executável somente com o binário desse driver para a instalação e utilização. Geralmente é um arquivo *.exe. Esse processo faz com que o usuário fique totalmente alienado daquilo que está acontecendo com a sua máquina durante a instalação.

    Em GNU/Linux, os módulos podem ser de vários tipos. O usuário pode baixar o código-fonte, compila-lo e instala-lo na sua máquina. Esse é um processo bastante dificultoso para quem não tem muito conhecimento técnico nesses sistemas. Também o usuário pode recorrer ao módulo pré-compilado do sistema. Esse é um processo bastante similar ao do Windows já que é um script executável pelo gerenciador de pacotes do sistema da máquina”. Fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_operacionais/Ger%C3%AAncia_de_dispositivos_de_entrada_e_sa%C3%ADda

  • c-

    Quando alguem faz um dispositivo, tem q fazer tambem o device driver p/ comunicar direamente com conjtrolador de hardware. Sua funcao é obter comandos gerais de acesso ao dispositivo e traduzi-los para comandos especificos docontrolador que atua diretamente do hadrware. Cada driver é fortememnte acoplado ao hardware por serem escritos em machine languagee 1 para CADA OS

  • Eu errei por conta do "deve". enfim...

  • CERTA

    O fabricante de dispositivo de E/S deve fornecer um driver de dispositivo (device driver) específico para cada sistema operacional a que dá suporte.

  • Qual lei os obrigam a fazer isso? .....

  • Driver é uma espécie de manual de instruções: são arquivos que ensinam o sistema operacional a utilizar o equipamento que é adicionado ao computador.

    Nos dias de hoje é comum que os sistemas operacionais já venham com uma extensa biblioteca de drivers disponíveis, mas é responsabilidade do fabricante do equipamento desenvolver esse driver.

    Item correto.

  • Excelentes comentários sobre drive/hardware colegas. Mas a questão versa acerca da exigência ou não de drive específico para cada sistema operacional. Resposta: O fabricante de dispositivo de E/S deve fornecer um driver de dispositivo (device driver) específico para cada sistema operacional a que dá suporte.

  • QC contrata esse Nishimura só para ele falar que, se não tiver negação, menosprezo blá blá blá, a questão está certa.. vei nessa, candidato..

  • aham, vai nessa kkkkkk

    quase morri tentando colocar uma impressora térmica em rede no linux

  • O melhor de tudo é a explicação da questão. QC, isso nós já sabemos de praxe! Queremos a explicação da questão!!

  • (Minha opinião)

    O método Nishimura só é bom para os que confiam na sorte, pois se baseia em estatísticas e probabilidades. Não há diferenças entre usar o Método de chutes do professor e jogar uma moeda para responder a questão.

    Acho interessante que sempre que alguma questão diz o contrário de seu método, todos fingem que nada aconteceu.

    Quando acontece o inverso, todos apontam seu método revolucionário.

    Caso não acredite em mim, envie uma mensagem e lhe mostrarei o tamanho de banco de questões que contraria o Método.

  • Fiquei com medo do "deve", mas vim no comentário do prof. para sanar as dúvidas e ele coloca uma técnica de chute que funciona raramente. Mermão, eu venho aqui para aprender o conteúdo e não técnicas de chute

  • Aqui vai minha contribuição.

    Normalmente os Dispositivos de E/S atuais já vem de fábrica pré configurados para funcionarem independentemente do Sistema Operacional. Alguns deles, entretanto, necessitam que o usuário realize a instalação dos Drivers para o correto funcionamento, o que não é maioria, devido à tecnologia Plug-and-Play.

    Espero ter ajudado!

    #AVAGAÉMINHA!

  • Cada dispositivo possui o seu driver próprio, que deve ser escrito de acordo com as especificações de cada Sistema Operacional, inclusive, para as suas variações como 32e 64 bits

  • ✅Gabarito Certo.

    __________________________________________________________Driver________________________________________________________________

    Ele é um software que permite que o computador se comunique com o Hardware ou com dispositivos.

    O driver pode ser considerado um pequeno programa que permite ao dispositivo de Hardware se comunicar com o computador. Sendo assim, cada dispositivo possui o seu driver próprio, que deve ser escrito de acordo com as especificações de cada Sistema Operacional, inclusive, para as suas variações como 32 e 64 bits.

    Caso não tenha um software de Driver adequado para seu sistema operacional, o Driver no lugar de trazer benefícios vai trazer malefícios ao seu Pc, pelo mal desempenho.

    Então, o fabricante de dispositivo deve fornecer um driver de dispositivo (device driver) específico para cada sistema operacional a que dá suporte.

    ________________________________________________________Software_______________________________________________________________

    Software básico: responsável pelo gerenciamento dos recursos do computador e pela conversão da linguagem do homem para a da máquina e vice-versa. Ex: Sistema operacional

    Software aplicativo: são sistemas complexos que visam a atender a uma determinada área de atuação; são úteis para os usuários. Ex.: editores de texto (word), planilhas de cálculo (excel), gerenciadores de bancos de dados. 

    Software utilitário: são programas menos complexos que visam a atender a um objetivo específico; são úteis para a máquina. Ex: anti vírus, desfragmentador de disco, formatador de disco.

    Bons estudos!✌

  • "O fabricante de dispositivo de E/S deve fornecer um driver de dispositivo (device driver) específico para cada sistema operacional a que dá suporte" assertiva em 2012 era perfeita, hoje em dia não seria muito aceita, pois um exemplo é Windows 10 que detecta muitos drives sem precisar que fornecedor fornecer Cd/programas ou etc.

  • Não Desista dos seus Sonhos! A final somente você é capaz de chegar ou desistir dele!

  • Drive

    • um drive é um componente físico da sua máquina que serve como uma unidade de armazenamento.
    • é hardware.

    Driver

    • Ele atua como um verdadeiro controlador, transmitindo e interpretando dados entre o sistema operacional e uma peça de hardware.
    • tem suas próprias diretrizes e recursos que precisam ser identificados pelo sistema operacional.
    • Driver é software
  • Drive

    • É hardware

    • O termo drive se refere a um dos nomes usados para unidades de armazenamento, como HDs,  e pendrives.

    Driver "motorista/controlador"

    • É software • O termo é usado para programas controladores de dispositivos ou componentes de um computador. Sua função é permitir que uma impressora, uma placa de vídeo, um modem Wi-Fi embutido na placa-mãe ou mesmo uma porta USB sejam reconhecidos pelo , como também fornecer meios para que eles funcionem corretamente.

    Fonte: https://tecnoblog.net/303090/drive-ou-driver-para-nao-confundir-mais/amp/

  • Gabarito: Certo.

    Cada dispositivo possui seu driver de funcionamento, o qual varia de dispositivo para dispositivo. Isso decorre do fato de que os sistemas operacionais não são iguais, logo, pode haver incompatibilidade entre eles. Sendo assim, desde a instalação, locais dos logs, etc, mudam de SO para SO. Até mesmo em versões diferentes de um mesmo SO é necessário que os drivers sejam modificados, tanto é que existem drivers, por exemplo, de placas gráficas que para até uma determinada versão de um SO são válidas, mas que, para as versões superiores, são obsoletas e não funcionam.

    Bons estudos!