SóProvas


ID
825220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de segurança da informação, julgue os seguintes itens.

Em virtude de todos os becapes diferenciais executados incluírem todos os arquivos alterados desde o último becape completo, a recuperação de dados é mais rápida utilizando-se becapes diferenciais do que becapes incrementais.

Alternativas
Comentários
  • No processamento dos backups, o sistema verifica se algum dos arquivos já armazenados sofreu modificação desde o último envio. Caso o arquivo não tenha sido alterado, isto é, esteja idêntico no seu computador e na cópia do servidor, não há necessidade de transmití-lo novamente.

    Assim, à cada execução da tarefa de backup, o sistema envia para os servidores da CentralServer somente os arquivos novos ou modificados dentro do conjunto selecionado. Isto reduz significativamente o tempo necessário para armazenamento dos dados, já que a maioria dos usuários atualiza diariamente menos de 5% do conjunto total do backup.

    Na primeira vez em um conjunto de backup é enviado para o servidor, o sistema realiza um backup completo (full). Nas execuções subseqüentes, existe a opção de fazer um envio incremental oudiferencial:

    • No backup incremental, somente os arquivos novos ou modificados desde a última execução do backup são transmitidos. Neste modelo, o espaço ocupado com o armazenamento dos arquivos é menor, e o tempo para restauração dos dados é maior.

    O backup incremental é a indicação para a maioria dos casos. O uso do backup diferencial é recomendado para Perfis de Backup que incluam arquivos grandes e atualizados com freqüência, como bases de dados SQL Server ou MySQL.

    • No backup diferencial, somente os arquivos novos ou modificados desde o último backup completo (full) são transmitidos. Neste modelo, o espaço ocupado com o armazenamento dos arquivos é maior, e o tempo para restauração dos dados é menor.
    fonte: http://centralserver.com.br/wiki/index.php/Qual_a_diferen%C3%A7a_entre_backup_incremental_e_diferencial%3F
  • Gabartio certo.

    O completo

    Muitos especialistas recomendam fazer o chamado backup total, ou seja, salvar todos os arquivos, sempre. Mas, será que é mesmo necessário? Você pode ter um arquivo de texto que desde o último backup realizado não sofrem nenhuma alteração. Será mesmo que você precisa de várias cópias do mesmo arquivo?

    Talvez, se o arquivo for realmente muito importante, seja bom guardar duas cópias dele, mas você não precisa que o arquivo esteja presente em todos os backups que fizer durante o ano.

    Se for um documento do Word, por exemplo, a perda de espaço pode nem ser notada, mas quando se trata de arquivos grandes, você poderá gastar mais dinheiro em mídias do que realmente precisa.

    O Diferencial

    Fazer um backup do tipo diferencial exige um pouco mais de paciência e atenção. Ele consiste em salvar todos os arquivos que foram completamente alterados desde o último backup completo realizado. Para isto, é preciso saber quais arquivos foram inseridos na última cópia de segurança e também saber quais sofreram grandes modificações.

    Este tipo de backup é mais utilizado por empresas que possuem um grande número de arquivos sendo modificado o tempo todo.

    O Complementar

    Este tipo de backup consiste em, basicamente, incluir os arquivos que foram alterados desde o último backup, independentemente se os dados foram muito ou pouco alterados. O tipo de backup realizado anteriormente também não interfere em nada, uma característica que o difere do backup diferencial, no qual só é levado em conta o último backup completo realizado.

    Bons estudos.
  •  CERTO

    Conforme imagens abaixo:
    No Diferencial: basta restaurar o backup de sab/dom + o de Sexta
    No Incremental: temos que 
    restaurar o backup de sab/dom + seg + ter + qua + qui + sexta.

    Portanto a recuperação de dados é mais rápida utilizando-se becapes diferenciais do que becapes incrementais.

    Qual é a diferença entre o Backup Diferencial e o Backup Incremental? - Backup Diferencial:
    O Backup Diferencial, é executado após o último backup FULL, ele realiza backup apenas dos arquivos alterados, em sua primeira execução.
    Na segunda execução, ele irá realizar o backup dos arquivos que foram alterados após o último backup FULL, mais os arquivos que foram alterados depois do primeiro backup Diferencial, na terceira execução, o backup Diferencial irá pegar o montante dos arquivos alterados do primeiro e segundo backups, mais os arquivos alterados depois da segunda execução conforme imagem abaixo: - Backup Incremental:
    O backup Incremental, realiza backup apenas dos últimos arquivos alterados, conforme imagem abaixo:
  • Obrigado Rodrigo e Everton ótima contribuição. Excelentes apontamentos sobre a questão.
  • Pesquisei mais sobre o assunto e encontrei o seguinte sobre os tipos de becapes:
    Tipos de backup
    O utilitário de backup oferece suporte a cinco métodos para backup de dados no computador ou na rede.
    Backup de cópia:Copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.
    Backup diário:Copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).
    Backup diferencial:Copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.
    Backup incremental:Copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.
    Backup normal:Copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.
    O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige menos espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta porque o conjunto de backup pode estar armazenado em vários discos ou fitas.
    O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.

     Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc784306(v=ws.10).aspx
     
  • O backup... Copia... E depois...
    Normal Todos os arquivos selecionados Marca os arquivos como tendo sendo copiados (desmarca o “atributo de arquivamento”)
    Incremental Os arquivos criados e alterados desde o último backup Marca os arquivos como tendo sendo copiados (desmarca o “atributo de arquivamento”)
    Diferencial Os arquivos criados e alterados desde o último backup Não altera
    Diário Os arquivos criados e alterados desde uma data específica Não altera
    De Cópia Todos os arquivos selecionados Não altera
  • Eu choro copiosamente resolvendo questões de informática da cespe.

    A questão me pareceu subjetiva:

    Para  recuperar completamente o teu acervo de arquivos de forma mais rápida me parece que o becape diferencial é, de fato, o mais ligeiro.

    Mas se for uma recuperação parcial, de apenas parte dos seus arquivos, o incremental é mais rápido e vantajoso pois você acessa só aquilo que lhe interessa sem necessidade de recuperar o todo.

    Quando se trabalha com muita informação, o becape incremental me parece ser mais rápido para copiar e acessar seus arquivos.

    Concordam?

    Se não concordam, expliquem-me por favor qual é a razão de ser do becape incremental.
  • Um backup diferencial copia tudo que foi criado e alterado desde o último backup.
    Dessa forma, a recuperação de dados é rápida, pois utiliza o último backup completo e apenas o último diferencial. Por outro lado, se usarmos o backup incremental, necessitaríamos do último backup completo e de todos os incrementais desde o último backup completo.
  • Técnica de memorização que utilizei:

    * Backup DiFerencial= "More Fast" , ou seja, a recuperação dos dados será mais rápidos com ele.

    * Backup IncrementaL= "More SLow", na qual, significa que a recuperação será mais lenta, diferentemente, deste modo, do anterior.

    *A letra F vem primeiro na ordem alfabética, portanto para diferenciar os "Ls" finais das palavras, utilize esse critério.

    O inglês em prol da aprendizagem de informática. :}

    Vejam o comentário mais explanado do colega Everton logo abaixo.


  • Quanto à RECUPERAÇÃO do backup:

    Para recuperar um disco a partir de um conjunto de backups (normal +

    diferencial) basta o primeiro (normal) e o último diferencial, já que este

    contém tudo que é diferente do primeiro.

    Assim diferencial é mais rápido que incremental, uma vez que 

    para recuperar um disco a partir de um conjunto de backups (normal +

    incremental) será necessário o primeiro (normal) e todos os incrementais.

  • alguem desenha pra mim, pq eu nunca acerto essas questoes de becape.  :p

  • Concordo com o Petrus, depende do cenário, se for recuperar os dados de um dia o incremental é infinitamente mais rápido. Mas para efeito de concurso e levando em conta a banca CESPE que não facilita nos recursos. DiFerencial= FAST IncrementaL-SLOW.

  • Sugiro a leitura desta página, explica a questão direitinho, com imagens. 

    O texto do link chama a recuperação de dados de restore (restaurar, em inglês).


    http://www.vmbconsultores.com.br/diferenca-entre-backup-diferencial-backup-incremental.html
  • Incremental

    Mais rápido na realização do backup (cópia dos arquivos de segurança)

    Mais devagar na recuperação, pelo fato de que é necessário o recurso de armazenamento do ultimo backup completo e o conjunto dos backups incrementais para tal procedimento; o arquivo se encontra fragmentado em diversos recursos de armazenamento, podendo influir na velocidade do processo

    -------> Marca os arquivos copiados, para o controle de quais arquivos estão seguros e quais não estão, para a realizacao do próximo backup


    Diferencial

    Mais devagar na realizacao do backup

    Mais rápido na recuperação dos arquivos, por ser necessário apenas a compilação dos recursos de armazenamento do ultimo back completo e o ultimo backup diferencial

    ------>Não marca os arquivos copiados (não é necessário este controle para o próximo backup)

  • Resposta correto ...

    INCREMENTAL: mais rápido na realização do becape / mais lento na recuperação de dados...

    DIFERENCIAL: mais lento na realização do becape / mais rápido na recuperação de dados....

  • BACKUP INCRE"MEN"TAL = MENOS RÁPIDO e OCUPA MENOS ESPAÇO

     

    BACKUP DIFERENCIAL = É o oposto. MAIS RÁPIDO e OCUPA MAIS ESPAÇO

  • INCREMENTAL

    Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o
    último backup normal ou incremental.
    >O atributo de arquivo É DESMARCADO, assim o aplicativo
    reconhece quais os arquivos e pastas passaram por backup.

    -

    DIFERENCIAL
     Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o
    último backup normal (completo).
    O atributo de arquivo NÃO É ALTERADO: não limpa os marcadores!
    Por isso, na próxima execução do backup, todos os arquivos
    modificados desde o último backup normal (total ou completo) serão copiados. Isto faz com que seja preciso guardar apenas o backup normal e o último diferencial.
     

  • Simples e objetivo:

    Execução:(+) incremental> diferencial>  completo (-)

    Restauração:(+) completo> diferencial> incremental (-)

    Vamos até o fim!

  • INCREMENTAL é mais lento na recuperacao, porem mais rapido na geracao do backkup. O DIFERENCIAL por sua vez é mais rapido na recuperacao do que na geracao.

     

    Acho bem didatico a explicacao contida no link abaixo:

     

    http://www.aliancatecnologia.com/conteudo/2015/05/quatro-tipos-de-backup/

     

    Gabarito, CERTO.

     

    FFF

  • O backup (becape) é a cópia de segurança dos dados do usuário.
    Poderá ser completo, diferencial (itens diferentes desde o último completo) ou incremental (itens novos desde o último completo).
    O backup diferencial armazena a cada cópia os itens diferentes que surgiram (novos) e os alterados (antigos modificados).
    Assim, a recuperação é facilitada, se comparado ao backup incremental, que apenas contém os novos itens que foram criados depois do backup completo.

    Gabarito: CERTO.

  • BACKUP ou BECAPE

     

    Normal ou CompletoMarca Tudo;

    IncrementalMarca Tudo;

    DiferencialNão marca nada;

    DiárioNão marca nada;

    Cópia ou EmergencialNão marca nada.
     

  • olha esses textos kkkkkkkk

  • Backup INCREMENTAL:

    > Mais rápida para fazer o backup, pois copia poucos arquivos por dia;

    > Mais demorada para fazer a restauração, pois é necessário restaurar diversas fitas;

    > o Backup incremental deve ser feito depois de realizada cópia completa de todos os arquivos de interesse.

    Backup DIFERENCIAL

    > Mais demorada para fazer o backup, pois copia arquivos que foi alterado no último backup normal realizado;

    > Mais rápida para fazer a restauração, pois é necessário restaurar somente dois dias de backup (o normal e o dia anterior ao crash);

  • CERTO


    Tipos de backup

    O utilitário de backup oferece suporte a cinco métodos para backup de dados no computador ou na rede.


    Backup de cópia

    Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.



    Backup diário

    Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).


    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.


    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.


    Backup normal

    Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.


  • Becape diferencial é mais rápido que becape incremental.

    DifereNcial: Não marca.

    IncreMental: Marca.

  • É mais rápido, pois será necessário apenas o Backup Normal + o ÚLTIMO Backup Diferencial.

    GAB. CORRETO

  • Minha contribuição.

    Comparativo de Backups

    Backup Completo:

    Dados copiados => Todos

    Velocidade de cópia => Mais lento

    Velocidade de restauração => Rápido

    Espaço de armazenamento => Grande

    Backup Incremental:

    Dados copiados => Apenas arquivos novos ou modificados

    Velocidade de cópia => Rápido

    Velocidade de restauração => Moderado

    Espaço de armazenamento => Pequeno

    Backup Diferencial:

    Dados copiados => Todos os dados desde o último Backup Completo

    Velocidade de cópia => Moderado

    Velocidade de restauração => Rápido

    Espaço de armazenamento => Moderado

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • quem usou aquela técnica "a comparar duas tecnologias dois software geralmente para o Cespe tá errada" se deu mal viu, o negócio é estudar por que, com o aprendizado a pessoa faz outros concurso com outras bancas sem ser o Cespe!

  • Velocidade de Processamento:

    Completo < Diferencial < Incremental

    Velocidade de Recuperação:

    Completo < Incremental < Diferencial

  • Correto, becape Incremental copia somente os arquivos novos ou modificados. (é mais rápido para copiar, mas é mais lento para recuperar). Becape Diferencial é Acumulativo, copia arquivos criados ou modificados desde o último becape, NORMAL OU INCREMENTAL, não marcando os arquivos. (Mais lento para copiar, mais rápido para recuperar)

  • BECAPE DIFERENCIAL: Copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal. Porém, não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    BECAPE INCREMENTAL: Copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal, e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    ______________________________________________________________________

    ______________________________________________________________________

    Backup diário

    ---> Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário.

    Ou seja, o becape diário é a cópia de segurança dos arquivos alterados em uma data específica; portanto, nesse tipo de becape, evita-se a cópia de todos os arquivos armazenados.

    Backup diferencial

    ---> Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental

    Backup incremental

    ---> Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). 

    Backup normal

    ---> Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). 

  • Backup INCREMENTAL

    -Mais Lento p RECUPERAR os arquivos, pois exige todas as fitas(discos)

    -Mais Rápido p FAZER O BACKUP, pois marca a última fita copiada, nela nao mais tocando.

    Backup DIFERENCIAL(é o contrário!)

    -Mais Rápido p RECUPERAR os arq, pois só vai precisar da 1 e da última fita;

    -Mais Lento p FAZER O BACKUP, pois, por não marcar as fitas, salva todas novamente a cada processo.

  • Em virtude de todos os becapes diferenciais executados incluírem todos os arquivos alterados desde o último becape completo, a recuperação de dados é mais rápida utilizando-se becapes diferenciais do que becapes incrementais.

    CERTO

    Os incrementais vão incrementando como o próprio nome revela, então existem poucas coisas novas para constar no becape o que faz ser mais rápido, entretanto em várias "parcelas" o que diminui a velocidade de recuperação. No diferencial, faz-se o que tem de novo desde o completo, então é mais lento para realizar o becape só que mais rápido para a recuperação.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • se tem M no nome, então vai marcar.(backup normal e incremental)

    backup incrementaL: L de sLow, a recuperação é mais lenta.

    copia apenas arquivos novos ou modificados

    backup diFerencial: tem o F de faster, a recuperação é mais rápida.

    é diferenciado copia tudo desde o ultimo backup

  • AGORA TEM o FISCAL DO MACETE.

    DOS CRIADORES DE: "NÃO É TE AMO, É AMO-TE"..

    VEM AI "NÃO É FAST, É FASTER"

    AH, VÁ

  • Gravei assim!

    Basta lembrar do incremental pq o diferencial é o oposto.

    O INCREMENTAL é o Sr. Incrível : mais rápido na realização do becape / mais lento na recuperação de dados...

    Já o DIFERENCIAL é o diferentão, oposto.

    mais lento na realização do becape / mais rápido na recuperação de dados....

  • Gabarito: Certo

    Backup Diferencial - copia apenas os arquivos criados e modificados, mas não os marcam, ou seja, os arquivos vão sendo gravados novamente a cada backup.

    Backup Incremental - copia apenas os arquivos criados e modificados e os marcam para saber que passaram pelo backup.

  • Gente me explica melhor, o diferencial e o incrementado é um só???

  • Backup Normal copia todos os dados e desmarca os atributos de arquivamento.

    Backup Incremental copia os arquivos que tem atributo de arquivamento marcado e desmarca os atributos de arquivamento.

    Backup Diferencial copia os arquivos que tem atributo de arquivamento marcado e não marca o atributo de arquivamento.

  • Para fazer o backup - mais rápido - INCREMENTAL

    Para recuperar - mais rápido - DIFERENCIAL

  • Sendo mais direto:

    Incremental só copia as novidades.

    Diferencial copia tudo + as novidades.

  • 1) Desempenho:

    Backup Incremental = Mais rápida a realização do Backup x Mais demorada a recuperação (Marca a opção Flag Archive);

    Backup Diferencial = Mais demorada a realização do Backup x Mais rápida a recuperação (Não marca o Flag Archive)

    2) Funcionalidade:

    Incremental = Salva todos os arquivos desde o último Backup completo OU do último Backup incremental;

    Diferencial = Salva todos os arquivos desde o último Backup completo (independente de prévios backups diferenciais).

    3) Modo de recuperação:

    Incremental = Deve-se utilizar o último backup completo + todos os backups incrementais posteriores;

    Diferencial = Deve-se utilizar o último backup completo + o último backup diferencial.

    Espero ter ajudado, qualquer erro, DM.

    "Si vis pacem, para bellum!"

  • GAB CERTO

    (INDICO CODIIN, IMDICO CODIIN... PARA CRIAÇÃO E RESTAURAÇÃO EU INDICO CODII)(♩ ♪ ♫ ♬ 

    ________RÁPIDO____________

    criação ---------------Restauração

    INcremental---------COmpleto

    DIferencial -----------DIferencial

    COmpleto-------------INcremental

    ________LENTO______________

    Observe que o diferencial, independente de criação ou restauração, ele será o que está no meio.

  • Backup não está no edital da pf

  • becape incremental:

    • copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último becape normal ou incremental e os marca como arquivos que já passaram pelo becape
    • Esse becape é rápido para manutenção, mas é lento para recuperar os arquivos

    becape diferencial:

    • copia os arquivos que foram criados ou modificados desde o último becape normal ou incremental, mas não marca os arquivos que passaram pelo becape.
    • é um becape acumulativo
    • é muito lento para fazer o becape,
    • ele é bem rápidopara recuperar os arquivos perdidos

  • BACK UP

    TIPOS

    • COMPLETO (FULL): copia todos os arquivos.
    • INCREMENTAL: copia todos os arquivos alterados desde o último backup (seja ele qual for). É MAIS LENTO QUE O DIFERENCIAL.
    • DIFERENCIAL: copia todos os arquivos alterados desde o último backup Full. É MAIS RÁPIDO QUE O INCREMENTAL.

    DEDUPLICAÇÃO

    OBJETIVO: remover duplicidade no backup de dados. Ou seja, elimina dados redundantes.

    TIPOS:

    • DE ORIGEM: elimina ANTES de ENVIAR OS DADOS.
    • IN-LINE: elimina dados redundantes DURANTE GRAVAÇÃO.
    • DE DESTINO: elimina REDUNDÂNCIA APÓS ENVIAR OS DADOS.
    • PÓS-PROCESSAMENTO: elimina a redundância DEPOIS DE GRAVADOS os dados.

  • O backup (becape) é a cópia de segurança dos dados do usuário.

    Poderá ser completo, diferencial (itens diferentes desde o último completo) ou incremental (itens novos desde o último completo).

    O backup diferencial armazena a cada cópia os itens diferentes que surgiram (novos) e os alterados (antigos modificados).

    Assim, a recuperação é facilitada, se comparado ao backup incremental, que apenas contém os novos itens que foram criados depois do backup completo.

    Gabarito: CERTO.

    fonte: professor do qc.