SóProvas


ID
826087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da higienização das mãos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A microbiota transitória, que coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período de tempo e é passível de remoção pela higienização simples das mãos, com água e sabonete, por meio de fricção mecânica, o mesmo não ocorre com a microbiota residente, na higienização simples das mãos, com água e sabonete, não há nenhum efeito sobre essa microbiota da pele das mãos. A higienização simples das mãos deve ser realizada com água e sabão com duração do procedimento de 40 a 60 segundos e não 2 minutos como coloca a questão. A antissepsia Cirúrgica ou Preparo pré-operatório das Mãos deve ser realizada de 3 a 5 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subsequentes. A fricção antisséptica com uso de preparações alcoólicas tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos (não há remoção de sujidades). A utilização de gel alcoólico a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas. Nesse caso a técnica não utiliza a toalha de papel para secar. A técnica de higienização antisséptica é praticamente a mesma mas requer um tempo menor de higienização é de 20 a 30 segundos. Em 2002 foi publicado o “Guia para higiene de mãos em serviços de assistência a saúde". Nesta publicação, o termo “lavagem das mãos" foi alterado por “higienização das mãos" devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba a higienização simples, a higienização antisséptica, a fricção antisséptica e a antissepsia cirúrgica das mãos. Resposta C. Bibliografia Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Higienização das mãos em serviços de saúde/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília : Anvisa, 2007. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do Paciente: Higienização das mãos. Brasília; Anvisa.
  • Questão A- A microbiota transitória é passível de remoção mecânica, já a A microbiota residente, que está aderida às camadas
    mais profundas da pele é mais resistente,logo não necessariamente será removida apenas com água e sabão.

    QUESTÃO B:Duração do procedimento: 40 a 60 segundos e não 2 minutos como afirma a questão.

    Gabarito>  QUESTÃO C- A fricção antisséptica com uso de preparações alcoólicas tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos. Nesse procedimento, as mãos devem secar livremente, sem utilização de papel toalha.

    QUESTÃO D: A técnica de higienização anti-séptica é igual àquela utilizada para higienização simples das mãos, substituindo-se o sabonete comum por um associado a anti-séptico.Contudo, o tempo de fricção é o mesmo para ambos os procedimentos

    QUESTÃO E: Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos”, englobando 4 TIPOS de higienização: higienização simples, a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos.

    Segurança do Paciente | Higienização das Mãos (Anvisa).