Alternativas
Um aumento exógeno da demanda por moeda (devido ao nível de renda e à taxa de juros, que é fixada pelo banco central local) — em razão, por exemplo, de mudanças nas preferências dos agentes — não possui efeito sobre o nível de produto de equilíbrio.
Se o governo aumentar de forma exógena os seus gastos, considerando-se que o banco central local fixa a taxa de juros da economia, o aumento do produto de equilíbrio será superior ao aumento que ocorreria no modelo em que o banco central local fixa a quantidade de moeda em circulação.
Se o banco central local fixar a taxa de juros da economia, a curva LM será horizontal — produto representado no eixo das abscissas e taxa de juros, no eixo das ordenadas — e, nesse caso, a economia estará operando em armadilha de liquidez.
Se o Banco Central fixa a taxa de juros da economia, então a curva LM é vertical (produto no eixo das abscissas e taxa de juros no eixo das ordenadas).
Caso a economia esteja operando em condições de armadilha de liquidez, a política monetária é a única política eficaz para aumentar o produto.